Deputados

Deputados

Padre Pedro Baldissera Libras

 PT

Dados Pessoais

Nascimento:
29 Maio 1957
Escolaridade:
Curso Superior
Origem:
Chapecó /
Gabinete:
113
Contatos:
  • (48) 3221-2726
Fax:
false

PRONUNCIAMENTOS

06/12/2023 - 117 - Sessão ORDINÁRIA
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Critica a pouca importância dada aos efeitos da crise climática, que cada vez mais ameaçam o planeta e, em especial, Santa Catarina com tornados, precipitações intensas, vendavais, granizos, enchentes seguidas uma da outra. Declara que já era previsto que rios iriam definhar, as fontes iriam secar e que teríamos graves problemas de recursos hídricos, regiões degradadas, ocasionando desertos, tudo previsto pelos cientistas e pesquisadores. Lamenta a falt

COMISSÕES

117ª SESSÃO ORDINÁRIA

06/12/2023

DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Critica a pouca importância dada aos efeitos da crise climática, que cada vez mais ameaçam o planeta e, em especial, Santa Catarina com tornados, precipitações intensas, vendavais, granizos, enchentes seguidas uma da outra. Declara que já era previsto que rios iriam definhar, as fontes iriam secar e que teríamos graves problemas de recursos hídricos, regiões degradadas, ocasionando desertos, tudo previsto pelos cientistas e pesquisadores. Lamenta a falt (...)

098ª SESSÃO ORDINÁRIA

18/10/2023

DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Discorre sobre duas grandes personalidades com as quais conviveu, hoje falecidas, que ontem foram homenageadas no Parlamento catarinense, a primeira tratando-se de Carlos Walter Porto-Gonçalves, um dos geógrafos brasileiros destacados, grande defensor do meio ambiente e amigo do seringueiro Chico Mendes. Fala que colaborou com diversos movimentos sociais na América Latina, e também fez parte de uma corrente interna dentro do PT, chamada Convergência Soc (...)

021ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

10/10/2023

DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Relembra que a Defesa Civil de Santa Catarina, ainda em agosto, alertou a possibilidade de ter temporada de ciclones no Estado. Também menciona uma publicação da Universidade Federal de Santa Catarina alertando que a maior parte do território brasileiro está secando ou sofrendo com enchentes. Comenta que Santa Catarina vive uma realidade onde acontecem cheias com maior frequência. E cita um estudo afirmando que a menor quantidade de água disponível (...)

092ª SESSÃO ORDINÁRIA

03/10/2023

DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Faz o destaque da passagem do Dia Nacional da Agroecologia e do Dia da Abelha, celebrados nesta data. Afirma que a agroecologia e a abelha são estratégicos para a vida no Planeta e alerta para os riscos da extinção desse inseto, devido à utilização inadequada dos agrotóxicos. Ressalta que falar da agroecologia está muito além da produção ou do alimento saudável, pois a abelha ocupa um papel estratégico, inclusive na produção de alimentos. Salienta que o (...)

081ª SESSÃO ORDINÁRIA

05/09/2023

DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Enaltece na tribuna a passagem do Dia Mundial da Amazônia, comemorado neste dia cinco de setembro, ressaltando a importância do bioma tropical para a funcionalidade do clima na Região Sul do Brasil. Relata que cientistas do mundo todo, entre eles os principais pesquisadores brasileiros, americanos e europeus, já chegaram a um ponto comum em que cada área derrubada na Amazônia dá um passo rumo a um tempo cada vez mais agressivo de eventos extremos. Alert (...)

070ª SESSÃO ORDINÁRIA

09/08/2023

DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Comenta sobre o debate que está acontecendo no STF a respeito das aposentadorias dos ex-governadores do país. Como autor da PEC que revoga as aposentadorias dos ex-governadores de Santa Catarina, o deputado explica, com base na lei e na Constituição, que a aposentadoria era ilegal e inconstitucional, por colidir fundamentalmente com o artigo n. 37 da Constituição Federal, que veda qualquer vinculação ou equiparação de qualquer espécie remuneratória para (...)

058ª SESSÃO ORDINÁRIA

28/06/2023

DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Fala sobre os lançamentos e retomadas de programas do Governo Federal que têm reflexos na sociedade catarinense. Faz menção ao lançamento do Programa Safra 2023/2024, ligado à agricultura familiar, com um investimento aproximado no valor de R$77,7 bilhões, e que teve um incremento, com relação ao de 2022/2023, de 34%. Esclarece que a agricultura é responsável por 80% do alimento que chega à mesa do brasileiro. Diz que acompanha de perto a angústia dos a (...)

058ª SESSÃO ORDINÁRIA

28/06/2023

DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Faz uso da palavra para dar continuidade ao tema abordado em Breves Comunicações. Cita outros programas com muitos recursos que perfazem um valor total muito grande, como o Pronaf, Proagro Mais, Garantia de Safra, Assistência Técnica e Extensão Rural, o Programa Nacional de Alimentação e outros. Ressalta que tanto o agronegócio, bem como a agricultura familiar camponesa, representa para o Brasil uma das grandes e maiores produtoras de divisas, res (...)

050ª SESSÃO ORDINÁRIA

07/06/2023

DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Refere-se à audiência pública, em que irá participar, em Imbituba, tratando sobre a Cannabis para fins medicinais de algumas patologias. A audiência terá a participação de pessoas que vêm, há muito tempo, aprofundando o estudo para poderem avançar nesse processo, e até tentar romper esse preconceito do uso com fins medicinais e não de recreação. Com essa finalidade, informa que apresentou um projeto que inclui a Cannabis para fins de tratamento de (...)

049ª SESSÃO ORDINÁRIA

06/06/2023

DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Registra a instituição da Frente Parlamentar Ambientalista, que foi subscrita pelos Deputados Dr. Vicente Caropreso, Ivan Naatz, Fabiano da Luz, Altair Silva, Marcius Machado e Marquito. Menciona que várias lideranças ligadas à universidade, a organizações, a entidades se fizeram presentes, quando temas que norteiam o meio ambiente em todas suas dimensões no Estado, no país e no mundo foram debatidos. Entende que é necessário ter a clareza da importânci (...)

Dispõe sobre o Programa Estadual de Redução de Agrotóxico (PROERA), e adota outras providências.
20/08/2019
Pe. Pedro Baldissera
Institui e integra a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica à estabelecida pela União.
12/12/2013
Pe. Pedro Baldissera
Autoriza o estabelecimento da compensação financeira aos agricultores que explorem áreas rurais em regime de economia familiar e adota outras providências. Dentro deste projeto foi apensado o PL./0298.0/2008
20/02/2008
Pedro Baldissera
28/02/2024

Avança no Parlamento a proposta de incluir o morango, produzido em Santa Catarina, na alimentação dos estudantes da rede pública de educação básica. O Projeto de Lei 129/2023, de autoria do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), centrou o debate da Comissão de Agricultura e Política Rural, na manhã desta quarta-feira (28), e recebeu (...)

28/02/2024

Avança na Assembleia Legislativa projeto de lei que prevê a inclusão do morango produzido em Santa Catarina na alimentação escolar da rede pública estadual de educação básica. A proposta é do deputado Padre Pedro Baldissera (PT). (...)

28/02/2024

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) apresentou o Projeto de Lei 129/2023 para incluir o morango produzido em Santa Catarina no cardápio da merenda escolar da rede estadual de educação básica. A proposta foi aprovada nesta quarta-feira (29) na Comissão de Agricultura, e agora será encaminhada para a Comissão de Educação. Segundo o deputado, a produção de morangos é uma atividade típica de p (...)