Deputados

Deputados

Moacir Sopelsa

 MDB

Dados Pessoais

Nascimento:
06 Setembro 1946
Escolaridade:
Ensino Fundamental
Origem:
Concórdia /
Gabinete:
035
Contatos:
  • (48) 3221-2715
Fax:
false

PRONUNCIAMENTOS

21/10/2021 - 105 - Sessão ORDINÁRIA
DEPUTADO MOACIR SOPELSA (Orador) - Complementa pronunciamento do Deputado Silvio Dreveck, e diz que a Guerra do Contestado é pouco divulgada, porém é uma história muito importante. Acrescenta que a cidade de Irani, caso os catarinenses não tivessem vencido a batalha, pertenceria ao Estado do Paraná. Deputado Neodi Saretta (Aparteante) - Lembra que na data de 22 de outubro ocorre feriado municipal em Irani, em alusão à Guerra do Contestado. [Taquigrafia: Roberto]

COMISSÕES

Comissão de Agricultura e Política Rural
Comissão de Constituição e Justiça
Comissão de Direitos Humanos
Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público

105ª SESSÃO ORDINÁRIA

21/10/2021

DEPUTADO MOACIR SOPELSA (Orador) - Complementa pronunciamento do Deputado Silvio Dreveck, e diz que a Guerra do Contestado é pouco divulgada, porém é uma história muito importante. Acrescenta que a cidade de Irani, caso os catarinenses não tivessem vencido a batalha, pertenceria ao Estado do Paraná. Deputado Neodi Saretta (Aparteante) - Lembra que na data de 22 de outubro ocorre feriado municipal em Irani, em alusão à Guerra do Contestado. [Taquigrafia: Roberto] (...)

100ª SESSÃO ORDINÁRIA

07/10/2021

DEPUTADO MOACIR SOPELSA (Orador) - Agradece ao Governador Carlos Moisés e Secretaria da Casa Civil por atender as suas emendas impositivas, que destinaram recursos aos municípios na intenção de investir na saúde, educação e infraestrutura. Enfatiza a importância de destinar recursos para pequenos municípios. Agradece novamente e espera que o Governo do Estado continue com esse trabalho. [Taquigrafia: Northon] (...)

085ª SESSÃO ORDINÁRIA

01/09/2021

DEPUTADO MOACIR SOPELSA (Orador) - Discorre sobre o início da nova safra no campo e cita dificuldades enfrentadas pelos produtores, por conta do inseto conhecido como cigarrinha, que causa destruição nas lavouras. Comenta que a Epagri divulgou vídeo explicando como devem ser feitos os tratamentos para diminuir os prejuízos, sugerindo que sejam realizadas pulverizações a cada quatro dias. Registra aumento significativo no custo do hectare em comparação ao ano anterior, devido aos ajustes no preço (...)

083ª SESSÃO ORDINÁRIA

26/08/2021

DEPUTADO MOACIR SOPELSA (Orador) - Reporta-se aos 50 Anos da Organização das Cooperativas em Santa Catarina - OCESC, divulgando o potencial do cooperativismo no Estado. Ressalta, ainda, que são mais de 250 cooperativas associadas à OCESC, representando em torno de três milhões de associados, ou seja, mais de 30%, 40% dos catarinenses fazem parte de algum modelo de cooperativa. Na continuidade, informa que as cooperativas movimentaram 1\3 da economia do agronegócio no Estado Catarinense. Ac (...)

079ª SESSÃO ORDINÁRIA

18/08/2021

DEPUTADO MOACIR SOPELSA (Orador) - Cumprimenta o Deputado Padre Pedro pelo pronunciamento, e sobre o atual momento, questiona se mais alguém percebe questões como a inflação, que dizem estar abaixo de 3%, pois o combustível e o gás de cozinha subiram mais de 50%. Comenta que os itens da cesta básica aumentaram, mas o poder de compra não. Informa que o custo dos insumos para produção em lavouras aumentou, questionando o quanto isso irá impactar no valor dos produtos, e cita outros setores que tiv (...)

061ª SESSÃO ORDINÁRIA

07/07/2021

DEPUTADO MOACIR SOPELSA (Orador) - Corrobora os pronunciamentos do Deputado Sargento Lima e da Deputada Ana Campagnolo, destacando a importância do Agronegócio. Afirma que a atividade é a única capaz de colocar o Brasil entre os países de primeiro mundo. Registra reuniões das comissões de Justiça, Finanças e Trabalho para estabelecer o calendário da Reforma da Previdência. Diz que o projeto é, provavelmente, o mais importante que tramitará na Assembleia Legislativa neste ano. Cita que o déf (...)

053ª SESSÃO ORDINÁRIA

17/06/2021

DEPUTADO MOACIR SOPELSA (Orador) - Menciona o pronunciamento dos Deputados em relação à Mata Atlântica no Estado de Santa Catarina, dizendo que o Código Florestal do Estado mostra que mais de um terço do território ainda possui mata nativa, e que o que está sendo aproveitado com as cidades e a agricultura representa menos de 40%. Acredita que o que estão pensando em fazer não é justo, e é feito por pessoas que não conhecem a realidade do Estado. Informa que a Comissão de Justiça decidiu que deve (...)

044ª SESSÃO ORDINÁRIA

26/05/2021

DEPUTADO MOACIR SOPELSA (Orador) - Faz o registro da sua alegria em poder rever, no Plenário da Casa, o senhor Deputado Julio Garcia, ex-Presidente do Parlamento por duas vezes, foi Presidente do Tribunal de Contas e Conselheiro daquela Casa. Acredita que o seu afastamento nunca deveria ter acontecido, e comenta que o tempo esclarecerá. Deseja que o Deputado Julio Garcia seja bem-vindo, ressaltando que é para todos um grande líder, uma pessoa que congrega e faz com que o Parlamento se una cada (...)

034ª SESSÃO ORDINÁRIA

29/04/2021

DEPUTADO MOACIR SOPELSA (Orador) - Comenta sobre os cortes de recursos para Santa Catarina e lembra que a rodovia BR-470 é de grande importância para o desenvolvimento do Estado. Fala da participação do Governo do Estado na viabilização das melhorias na rodovia, e lembra que se posicionou a favor do Governo estadual buscar junto ao Governo Federal os recursos devidos pela União ao Estado. Ressalta que o Estado contribuiu com os R$ 200 milhões e, em contrapartida, cortaram muitos recursos qu (...)

031ª SESSÃO ORDINÁRIA

22/04/2021

DEPUTADO MOACIR SOPELSA (Orador) - Ao mencionar o pedido de informação do Deputado João Amin sobre a questão das nomeações dos escrivães da Polícia Civil aprovados no concurso de 2017 e, seguindo a manifestação dos colegas que o antecederam, enfatiza que diariamente Delegados fazem solicitação desses agentes para as delegacias. Comenta que, independentemente, de que partido é o Governo, algumas coisas precisam mudar na máquina pública, assim como acontece na iniciativa privada, porque o Estado p (...)

Cumprimentando o Senhor Pedro Henrique Bianchini, pelo título recebido de melhor goleiro da Liga Nacional de Futsal 2021.
21/12/2021
Moacir Sopelsa
Solicita realização de diligência a fim de obter maiores informações sobre o Processo Legislativo PL./0412.6/2021, cuja ementa diz: "Cria o Cadastro Estadual de Protetores e Cuidadores Individuais de Animais em Situação de Abandono ou Risco, no Estado de Santa Catarina.".
17/12/2021
Moacir Sopelsa
Solicita realização de diligência a fim de obter maiores informações sobre o Processo Legislativo PL./0433.0/2021, cuja ementa diz: "Institui o Programa Círculos de Construção de Paz, no âmbito das unidades escolares da rede pública estadual de ensino do Estado de Santa Catarina.".
17/12/2021
Moacir Sopelsa
Solicita realização de diligência a fim de obter maiores informações sobre o Processo Legislativo PL./0260.8/2021, cuja ementa diz: "Inclui o desjejum na alimentação escolar dos estudantes da rede pública estadual de educação básica do Estado de Santa Catarina, a ser fornecido no início do período matutino dos dias letivos. ".
30/11/2021
Moacir Sopelsa
Solicita realização de diligência a fim de obter maiores informações sobre o Processo Legislativo PL./0345.1/2021, cuja ementa diz: "Dispõe sobre a incidência do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) sobre a base de cálculo de combustíveis no Estado e adota outras providências.".
30/11/2021
Moacir Sopelsa
Solicita realização de diligência a fim de obter maiores informações sobre o Processo Legislativo OF./0160.1/2021, cuja ementa diz: "Solicita a alteração da Lei que declara de utilidade pública a Câmara Júnior de Joaçaba e Herval d'Oeste, em Joaçaba, para JCI - Joaçaba, Herval d'Oeste e Luzerna, em Joaçaba.".
16/11/2021
Moacir Sopelsa
Solicita realização de diligência a fim de obter maiores informações sobre o Processo Legislativo OF./0158.7/2021, cuja ementa diz: "Solicita a alteração da Lei que declara de utilidade pública a Sociedade de Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia.".
16/11/2021
Moacir Sopelsa
Solicita realização de diligência a fim de obter maiores informações sobre o Processo Legislativo PL./0187.5/2021, cuja ementa diz: "Altera os parágrafos do art. 32 da Lei nº 14.675, de 2009, que instituiu o Código Estadual do Meio Ambiente e estabelece outras providências, para o fim de estabelecer regras para a regularização de empreendimentos em atividade sem a devida Licença Ambiental de Operação.".
09/11/2021
Moacir Sopelsa
Solicita realização de diligência a fim de obter maiores informações sobre o Processo Legislativo PL./0315.6/2021, cuja ementa diz: "Altera a Lei nº 14.675, de 2009, que "Institui o Código Estadual do Meio Ambiente e estabelece outras providências", para determinar a publicidade nos cartórios de Registro de Imóveis das situações em que especifica.".
09/11/2021
Moacir Sopelsa
Solicita realização de diligência a fim de obter maiores informações sobre o Processo Legislativo PL./0319.0/2021, cuja ementa diz: "Denomina Emília de Oliveira o ginásio de esportes da Escola de Ensino Fundamental Prefeito Marcus Rauh, no Município de Indaial.".
26/10/2021
Moacir Sopelsa
15/12/2021

A Assembleia Legislativa concedeu na tarde desta quarta-feira (15) moção de aplauso ao radialista Renei Roberto Popper, que completou 50 anos de carreira como locutor e apresentador no cenário do jornalismo catarinense. A homenagem foi prestada por iniciativa do deputado Fabiano da Luz (PT) e reconhece o trabalho do profissional nos programas de rádio da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina (Fecoagro), em que a (...)

07/12/2021

O relatório final da Comissão Mista da Assembleia Legislativa que revisa o Código Ambiental de Santa Catarina foi aprovado nesta terça-feira (7). Ao ler seu parecer sobre o tema, o deputado Milton Hobus (PSD) apresentou as principais alterações propostas. Segundo o deputado Valdir Cobalchini (MDB), que preside a comissão mista, os demais parlamentares que integram o colegiado e as entidades interessadas na revisão terão (...)

07/12/2021

Um desrespeito com Santa Catarina. Assim reagiram os deputados à notícia de que o governo federal cortou R$ 39,6 mi destinados às BR-470 e BR-163 durante a sessão de terça-feira (7) da Assembleia Legislativa. “Fiquei estarrecida com o tamanho do desrespeito e a falta de consideração com Santa Catarina. Estamos oferecendo uma moção de apelo, se o governo federal falha em um momento, temos de agir para que possa ret (...)