Pronunciamento

Moacir Sopelsa - 079ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/08/2021
DEPUTADO MOACIR SOPELSA (Orador) - Cumprimenta o Deputado Padre Pedro pelo pronunciamento, e sobre o atual momento, questiona se mais alguém percebe questões como a inflação, que dizem estar abaixo de 3%, pois o combustível e o gás de cozinha subiram mais de 50%. Comenta que os itens da cesta básica aumentaram, mas o poder de compra não. Informa que o custo dos insumos para produção em lavouras aumentou, questionando o quanto isso irá impactar no valor dos produtos, e cita outros setores que tiveram elevação dos preços.
Indaga como as pessoas assalariadas vão se alimentar, relembrando os altos preços das carnes. Ressalta que é necessário que o Presidente olhe para essa situação, caso contrário, mais pessoas passarão fome. Diz que não tem dúvida de que o Governo pode ajudar a resolver esse problema, administrando situações e dando segurança à vida das pessoas, com trabalho e alimentação.
Ressalta o esforço dos Governos estaduais e municipais que estão sentindo dificuldade de manter os trabalhos, principalmente de infraestrutura, porque o custo triplicou, mas as receitas não. Enfatiza que há, também, um descompasso entre aquele que produz e aquele que consome, cujos salários perderam o poder aquisitivo.
Cumprimenta o Deputado Ismael dos Santos, desejando que sinta-se bem-vindo aos trabalhos depois do seu problema de saúde.
Deputado Valdir Cobalchini (Aparteante) - Cumprimenta o Deputado pelo pronunciamento, e diz que não consegue entender a questão do óleo diesel, da gasolina, comentando que Bolsonaro acertou na troca do Presidente da Petrobras, mas a política da empresa é autônoma e não sofre influência do Presidente. Demonstra preocupação e afirma que, neste momento, a autoridade do Presidente da República tem que ser exercida na plenitude. Sobre a Petrobrás, diz que precisa haver uma solução urgente para diminuir o preço dos combustíveis.
Deputado Ivan Naatz (Aparteante) - Informa que no Congresso Nacional existe um grupo de trabalho, coordenado pelo Presidente Bolsonaro, que estuda uma forma de alteração na carga tributária dos combustíveis, proposta que já está bem avançada. Cita que existe resistência dos Governadores, visto que os combustíveis representam uma grande fatia da arrecadação tributária, mas entende que os Estados precisam também fazer a sua parte, contribuindo neste momento de dificuldade do povo brasileiro. [Taquigrafia: Northon]