Deputados

Deputados

Neodi Saretta Libras

 PT

Dados Pessoais

Nascimento:
18 Outubro 1963
Escolaridade:
Curso Superior
Origem:
Jaborá /
Gabinete:
033
Contatos:
  • (48) 3221-2665
Fax:
(48) 3221-2666

PRONUNCIAMENTOS

27/02/2020 - 010 - Sessão ORDINÁRIA
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Continua, de forma especial, comentando a fala do deputado Valdir Cobalchini, que trouxe tema sobre a área da Saúde, que tem também debatido muito na tribuna. Cita que, em 2017, entrou em vigor uma PEC, que trata do teto dos gastos com Saúde, e quando ainda a mesma não vigorava, o Brasil investiu 15,77% do seu orçamento em Saúde, e agora, em 2019, foram investidos 13,54%. Portanto, no ano anterior foram R$ 20 bilhões a menos aplicados na Saúde. Lembra també

COMISSÕES

Comissão de Agricultura e Política Rural
Comissão de Assuntos Municipais
Comissão de Legislação Participativa
Comissão de Pesca e Aquicultura
Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do MERCOSUL
Comissão de Saúde

010ª SESSÃO ORDINÁRIA

27/02/2020

DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Continua, de forma especial, comentando a fala do deputado Valdir Cobalchini, que trouxe tema sobre a área da Saúde, que tem também debatido muito na tribuna. Cita que, em 2017, entrou em vigor uma PEC, que trata do teto dos gastos com Saúde, e quando ainda a mesma não vigorava, o Brasil investiu 15,77% do seu orçamento em Saúde, e agora, em 2019, foram investidos 13,54%. Portanto, no ano anterior foram R$ 20 bilhões a menos aplicados na Saúde. Lembra també (...)

007ª SESSÃO ORDINÁRIA

19/02/2020

DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Saúda as lideranças sindicais presentes no Plenário para acompanhar a votação do piso salarial estadual. Afirma que a Casa aprovará o projeto por unanimidade, destacando a maturidade da negociação, parabenizando a todos que defendem os interesses da classe trabalhadora. Relata conversa com o novo Secretário da Infraestrutura, Thiago Vieira, a respeito das rodovias estaduais, pois muitas se encontram em péssimo estado de conservação. Menciona a SC-283, local (...)

006ª SESSÃO ORDINÁRIA

18/02/2020

DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Comenta uma reportagem transmitida no programa Jornal do Almoço a respeito da demora nos agendamentos de consultas e atendimentos no Cepon. Informa que há pacientes já diagnosticados com câncer aguardando atendimento há mais de 90 dias. Relembra que a Lei 12.732/12 garante que os pacientes com diagnóstico de câncer iniciem tratamento em no máximo 60 dias. Afirma que a fila de atendimento na saúde pública é um problema grave a ser resolvido. Acrescenta que r (...)

001ª SESSÃO ORDINÁRIA

05/02/2020

DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Relata preocupação com o Coronavírus, que iniciou na China e tem se proliferado pelo mundo. Afirma que foi convocada reunião da Comissão de Saúde para, junto ao secretário, discutir quais ações estão sendo desenvolvidas para o combate e prevenção do vírus no estado de Santa Catarina. Ressalta a importância de uma articulação com as secretarias municipais de Saúde, pois se trata de uma questão que não pode ser somente do estado, das prefeituras ou da União, (...)

117ª SESSÃO ORDINÁRIA

10/12/2019

DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Manifesta apoio aos aprovados no concurso público da Policia Militar de Santa Catarina. Ressalta a necessidade de um número maior de efetivo em todos os municípios do estado, apelando pela nomeação dos classificados. [Taquigrafia: Roberto] (...)

116ª SESSÃO ORDINÁRIA

05/12/2019

DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Inicia levantando dois assuntos; comenta que foi aprovada nesta Casa, no ano de 2017, a Lei 17.354, que reestruturou a questão da Fatma e criou o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina - IMA, e previu em um dos artigos, no prazo de 24 meses, instituir o plano de carreira, cargos e vencimentos dos servidores do IMA. Reforça que este prazo esta vencendo agora em 20 de dezembro, e até o momento o Governo do Estado não encaminhou para o Parlamento este (...)

112ª SESSÃO ORDINÁRIA

27/11/2019

DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Registra a presente data em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, como forma de prevenção e alerta a esta doença tão agressiva. Comunica que, sem os avanços da medicina atual no mundo, estes diagnósticos seriam sentenças de morte, mas felizmente isto não é a realidade. Lembra que existem tumores curáveis e incuráveis, e que a cada ano, no Brasil, 600 mil novos casos da doença surgem, e que a taxa de mortalidade é de aproximadamente 30%, (...)

107ª SESSÃO ORDINÁRIA

14/11/2019

DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Informa que a presente data, 14 de novembro, é o Dia Mundial do Diabetes. E relata que, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, nos últimos 10 anos, o diabetes foi responsável pela morte de aproximadamente 14 mil pessoas, e causou internação hospitalar em mais de 44 mil pessoas, neste mesmo período. Acrescenta que possui maior reincidência entre as mulheres, e comenta a relação com o câncer de mama. Fala da importância de manter uma rotina saudável, com at (...)

102ª SESSÃO ORDINÁRIA

05/11/2019

DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Elogia os responsáveis pelas diversas ações realizadas no Outubro Rosa. Informa a respeito do Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata. Comenta que é necessário efetuar o exame, pois o câncer de próstata é o segundo tipo que mais causa óbito, ficando atrás apenas do câncer de pele. Afirma a importância de aumentar os investimentos na saúde e pede para que os governos federais e estaduais realizem ações de conscientização, prevenção e diagnóstic (...)

099ª SESSÃO ORDINÁRIA

29/10/2019

DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador)- Em sua fala, cita a obra de pavimentação da rodovia entre os municípios de Jaborá e Ouro, cobrando celeridade, pois há mais de 40 anos esperam pela sua realização, e agora foi disponibilizada a terceira ordem de serviço, desta forma aguarda a retomada e conclusão da mesma. Comunica que, na condição de presidente da comissão de Saúde da Casa, não poderia deixar de alertar sobre a importância das vacinas, ressaltando que pesquisadores da Fiocruz e Abrasco tra (...)

Manifestando aos profissionais de saúde, entidades de classe da saúde, sindicatos da área e conselhos profissionais da área, aplauso em razão do papel desempenhado na prevenção e combate à pandemia da COVID-19.
26/03/2020
Neodi Saretta
Dirigida ao Governador do Estado, solicitando que o Hospital São Francisco de Concórdia seja atendido pela alteração da Política Hospitalar Catarinense durante o período de pandemia da COVID-19 e que nesse momento não haja restrições em virtude da Tomada de Contas Especial da aquisição da hemodinâmica do Hospital.
26/03/2020
Neodi Saretta
Dirigida ao Governador do Estado, solicitando que seja retomado o pagamento da produção do extrateto aos hospitais de Santa Catarina, tendo em vista a contratualização de serviço firmada junto ao Governo e o fato dos hospitais estarem realizando os serviços além do previsto na referida contratualização.
26/03/2020
Neodi Saretta
Dirigida ao Governador do Estado, solicitando que seja adquirido com a devida urgência EPI (Equipamentos de Proteção Individual) a serem destinados às unidades de saúde e aos profissionais de saúde de todo Estado, em razão da epidemia da CONVID-19 (coronavírus).
26/03/2020
Neodi Saretta
Dirigida ao Governador do Estado, solicitando que os aplicativos de envio de mensagem da Defesa Civil e das empresas públicas do Estado sejam utilizados para informar e esclarecer a população acerca da prevenção e combate ao COVID-19 (coronavírus) em Santa Catarina.
24/03/2020
Neodi Saretta
Dirigida ao Governador do Estado, solicitando que sejam tomadas as medidas necessárias para que os consumidores das empresas de água, saneamento e luz do Estado de Santa Catarina - CASAN e CELESC, não sejam onerados em virtude de atraso ou não pagamento na data regulamentar das faturas dessas empresas, no prazo de até 60 dias, tendo em vista a epidemia da COVID-19 (Coronavírus).
24/03/2020
Neodi Saretta
Dirigida ao Governador do Estado, solicitando que sejam adquiridos aparelhos respiradores a serem destinados às unidades hospitalares e prontos atendimentos dos diversos Municípios do Estado, tendo em vista a epidemia de COVID-19.
24/03/2020
Neodi Saretta
Dirigida ao Governador do Estado, solicitando que sejam adquiridos testes rápidos de identificação de pacientes com COVID-19 (Coronavírus) a serem destinados a todos os Municípios do Estado.
24/03/2020
Neodi Saretta
Dirigida ao Governador do Estado, solicitando que as vacinas da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, ao menos nessa primeira fase, sejam aplicadas a domicílio ou pelo sistema de "drive thru" nas unidades de saúde.
24/03/2020
Neodi Saretta
Cumprimentando a E.E.B. Olavo Cecco Rigon, localizada no Município de Concórdia, pelo aniversário de oitenta e um anos de fundação.
10/03/2020
Neodi Saretta
26/03/2020

O deputado Neodi Saretta, que também é presidente da comissão de Saúde da Alesc, e diante de toda a preocupação com a pandemia do coronavírus encaminhou, ao Governo do Estado, reivindicações voltadas ao controle da proliferação da doença, bem como suporte às unidades hospitalares, de pronto atendimento, postos de saúde e profissionais da saúde coronavírus. Dentre elas: (...)

25/03/2020

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa manifestou discordância do pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro, que, na noite desta terça-feira (24), minimizou a gravidade da pandemia do coronavírus e sugeriu o relaxamento de cuidados básicos tomados pela população brasileira e do setor produtivo, de fechamento de estabelecimentos comerciais e industriais não essenciais e de isolamento social. (...)

25/03/2020

O deputado Neodi Saretta solicitou ao governo do Estado que, em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), sejam tomadas as medidas necessárias para que, num período de 60 dias, os consumidores das empresas de água, saneamento e energia elétrica (Casan e Celesc), não sejam onerados em virtude de atraso ou não pagamento na data regulamentar das faturas. A medida, conforme Saretta, precisa ser tomada tendo em vista os decretos do gover (...)