Deputados

Deputados

Nilso Berlanda

 PL

Dados Pessoais

Nascimento:
01 Novembro 1961
Escolaridade:
Curso Superior
Origem:
Nova Itaberaba /
Gabinete:
111
Contatos:
  • (48) 3221-2645
Fax:
false

PRONUNCIAMENTOS

13/11/2019 - 106 - Sessão ORDINÁRIA
DEPUTADO NILSO BERLANDA (Orador) - Inicia justificando seu traje gaúcho, registrando lançamento da Frente Parlamentar do Agronegócio, Turismo Rural e Cultura Tradicionalista. Afirma que a finalidade da Frente é discutir, realmente, a cultura de Santa Catarina, discorrendo sobre a forte influência gaúcha no oeste catarinense. Diz que a cidade de Chapecó foi colonizada por pessoas do Rio Grande do Sul, e a tradição rio-grandense acabou se espalhando, citando os CTGs e o evento de Tradições Ga

COMISSÕES

106ª SESSÃO ORDINÁRIA

13/11/2019

DEPUTADO NILSO BERLANDA (Orador) - Inicia justificando seu traje gaúcho, registrando lançamento da Frente Parlamentar do Agronegócio, Turismo Rural e Cultura Tradicionalista. Afirma que a finalidade da Frente é discutir, realmente, a cultura de Santa Catarina, discorrendo sobre a forte influência gaúcha no oeste catarinense. Diz que a cidade de Chapecó foi colonizada por pessoas do Rio Grande do Sul, e a tradição rio-grandense acabou se espalhando, citando os CTGs e o evento de Tradições Ga (...)

100ª SESSÃO ORDINÁRIA

30/10/2019

DEPUTADO NILSO BERLANDA (Orador) - Saúda a presença dos colaboradores da Fesporte, colocando-se à disposição dos servidores. Comenta a questão das obras abandonadas no estado, e exibe um vídeo que mostra a situação da ponte que liga Rio das Antas a Caçador, que custou oito milhões de reais e se encontra abandonada há mais de dez anos. Acrescenta que está faltando indenização para as famílias que moram próximo à cabeceira da ponte. Informa que as lideranças do município de Rio das Antas estã (...)

039ª SESSÃO ORDINÁRIA

14/05/2019

DEPUTADO NILSO BERLANDA (Orador) - Cumprimenta de forma especial os agentes socioeducativos presentes no Plenário. Informa que os mesmos estão reivindicando que o porte de arma seja liberado, já que são profissionais que trabalham com infratores menores de idade e correm risco de vida. Comunica seu apoio à causa destes trabalhadores. Registra que foi escolhido como a Personalidade de Vendas em Santa Catarina pela ADVB, citando que foram apenas 26 empresários que conseguiram esta conquista (...)

050ª SESSÃO ORDINÁRIA

06/05/2019

DEPUTADO NILSO BERLANDA (Orador) - Anuncia que no dia 11 de junho, terça-feira, Curitibanos completará 150 anos de emancipação, destacando que naquele município foi reconhecido como cidadão curitibanense. Comenta que Curitibanos está situada no centro de Santa Catarina, favorecendo a logística para empreendimentos, além de proporcionar incentivos fiscais. Na oportunidade, cita os nomes de alguns ex-prefeitos que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social do referido município, e (...)

026ª SESSÃO ORDINÁRIA

09/04/2019

DEPUTADO NILSO BERLANDA (Orador) - Compreende que o governador Moisés e o secretário da Infraestrutura não têm culpa do que está acontecendo no estado, mas infelizmente as reclamações quanto às estradas e outras caem sobre os deputados, porque a população não tem a quem se dirigir. Menciona que o fato acontecido na noite anterior, na SC-350, trecho de Lebon Régis a Santa Cecília, é muito grave, porque, num único local, cinco veículos pararam e um carro da polícia prestava socorro, pois t (...)

021ª SESSÃO ORDINÁRIA

27/03/2019

DEPUTADO NILSO BERLANDA (Orador) - Comunica que recebeu o título de Cidadão Bomjardinense, na cidade de Bom Jardim da Serra, e que foi indicado pela vereadora Marinalda, agradece a todos os vereadores do município. Relata a visita do governador Moisés, no Presídio Industrial de São Cristovão do Sul, na última segunda-feira, onde o mesmo entregou 45 viaturas novas ao Deap, Departamento de Administração Prisional. Comenta que o mesmo ficou por 2h30 visitando todo o complexo, juntamente com (...)

013ª SESSÃO ORDINÁRIA

07/03/2019

DEPUTADO NILSO BERLANDA (Orador) - Relata que ontem foi um dia de vitória, onde o setor produtivo catarinense, definitivamente, foi ouvido pelo secretário e pelo governador, e acima de tudo pela população, no sentido de prorrogar o prazo para que seja discutida a isenção de impostos com a categoria. Menciona os produtores de alho que sofrem tanto, pois tinham um benefício de 17% que passou para 12% e deverá ser mantido esse índice. Apresenta um vídeo enviado pelos produtores de alho, do mu (...)

006ª SESSÃO ORDINÁRIA

19/02/2019

DEPUTADO NILSO BERLANDA (Orador) - Informa que na semana retrasada fez denúncia quanto à obra de uma ponte que está parada há muito tempo no Rio das Antas. Sobre o assunto, destaca que foi recebido pelo secretário da Infraestrutura, indagando o motivo de um importante projeto permanecer estagnado. Na mesma linha de raciocínio, anuncia outro investimento parado há 16 anos, no valor de R$ 63 milhões, referindo-se ao Aeroporto Regional do Planalto Serrano, na cidade de Correia Pinto, além de d (...)

003ª SESSÃO ORDINÁRIA

12/02/2019

DEPUTADO NILSO BERLANDA (Orador) - Registra que já foi suplente por três mandatos, mas é a primeira vez que está na Casa como deputado estadual. Também destaca que, como empresário há 28 anos, deseja trazer este conhecimento ao Parlamento, trabalhando ainda mais pelo estado catarinense. Menciona que parte de uma das suas indústrias está dentro de um presídio, em São Cristóvão do Sul, gerando 400 empregos para detentos, o que muito o orgulha. Também agradece os quase 30 mil votos que (...)

093ª SESSÃO ORDINÁRIA

05/10/2017

DEPUTADO NILSO BERLANDA (Orador) - Discorre sobre a verificação de precariedade nas dependências da EEB Professor Henrique Stodieck, localizada no centro de Florianópolis, após um pai de aluno solicitar, em seu gabinete, sua visita às dependências do colégio. Exibe vídeo que mostra a situação caótica da quadra esportiva da escola. Acredita que o secretário de Educação não tem conhecimento de tal fato. Assim, pede um olhar especial para a referida instituição de ensino. Deputa (...)

Dirigida ao Governador do Estado, sugerindo que promova a alteração da legislação que trata dos fundos estaduais do idoso, da criança e do adolescente, com o fim de tornar obrigatória a transferência fundo a fundo (estadual para municipal), nos percentuais que especifica, priorizando os municípios com até vinte mil habitantes.
04/12/2019
Nilso Berlanda
Dirigida ao Governador do Estado, sugerindo a revisão do programa de Apoio à Criação de Gado para Abate Precoce no Estado de Santa Catarina.
04/12/2019
Nilso Berlanda
Dirigida ao Governador do Estado, sugerindo que determine aos órgãos competentes a fiscalização da execução do Programa Bônus Fotovoltaico, promovido pela Celesc, no ano de 2017, e que firme contrato para promover a nova edição do referido Programa.
04/12/2019
Nilso Berlanda
Dirigida ao Governador do Estado, sugerindo a realização de estudos na Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, com o fim de implementar sistema de monitoramento de cheias.
04/12/2019
Nilso Berlanda
Solicitando ao Chefe da Casa Civil, informações acerca da mudança do nome da região do Vale do Contestado para Vale dos Imigrantes.
04/12/2019
Nilso Berlanda
Cumprimentando os Prefeitos e os Presidentes das Câmaras de Vereadores, pela passagem dos respectivos aniversários de emancipação político-administrativa.
04/12/2019
Nilso Berlanda
Cumprimentando os Presidentes de diversas Associações, pela passagem dos respectivos aniversários de fundação.
04/12/2019
Nilso Berlanda
Institui, no âmbito do Estado de Santa Catarina, o selo "Empresa ECOnsciente".
04/12/2019
Nilso Berlanda
Solicitando à Diretoria Executiva da Celesc, informações acerca do Programa Bônus Fotovoltaico.
04/12/2019
Nilso Berlanda
Dirigida ao Governador do Estado, sugerindo a redistribuição dos Agentes de Segurança Socioeducativos efetivos, que manifestarem interesse, por escrito, para o cargo de Agentes Penitenciários.
02/12/2019
Nilso Berlanda
04/12/2019

O projeto de ressocialização de detentos da Penitenciária Regional de Curitibanos foi o vencedor na categoria Destaque do Prêmio Inovare 2019, entregue nesta terça-feira (3), em solenidade em Brasília. A conquista foi um dos destaques da sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, nesta quarta-feira (4). Criado em 2004, o Prêmio Innovare identifica, divulga e difunde práticas que contribuam para o (...)

04/12/2019

- Luciane Carminatti (PT) - Ricardo Alba (PSL) - Ivan Naatz (PV) - Maurício Eskudlark (PL) (...)

25/11/2019

A noite desta segunda-feira (25) foi de homenagens na Assembleia Legislativa. Trinta pessoas e nove organizações indicadas pelos deputados foram agraciadas com a Comenda do Legislativo Catarinense, a maior honraria do Parlamento estadual. A comenda, instituída pela resolução 2/2008, unificou as homenagens concedidas pela Alesc com o objetivo de reconhecer e destacar ações que tenham contribuído para tornar o Estado mais desenvolvido, m (...)