Pronunciamento

Nilso Berlanda - 052ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/06/2021
DEPUTADO NILSO BERLANDA (Orador) - Ao afirmar para os catarinenses que não está legislando para si próprio, fala que o dia 16 de junho de 2021 é importantíssimo, pois é a data que celebra os 30 anos da empresa Berlanda. Lembra, com emoção, o primeiro cliente a entrar na pequena loja e a primeira venda realizada, que foi um refrigerador da marca Prosdócimo, na cidade de Curitibanos. Conta que vendeu seu veículo, um Chevette, e uma linha telefônica para montar sua loja e, em paralelo, continuou a trabalhar como bancário.
Faz exibição no telão do Plenário de vídeo em que mostra a história inicial da trajetória de sua vida empresarial e, atualmente, são 190 lojas espalhadas pelo Estado, gerando emprego e renda. Dessa forma, salienta que tornou realidade um sonho, de empreender e ajudar a gerar desenvolvimento econômico do Estado de Santa Catarina. Agradece aos familiares que sempre estiveram ao seu lado, e a todos que, de uma forma e outra, ajudaram nessa caminhada. Comenta sobre os 2.400 empregos diretos e mais os indiretos, bem como sobre o projeto de ressocialização de detentos com a indústria de estofados na unidade de São Cristóvão do Sul, sendo que Ministro da Justiça visitou essa unidade, e fez com que fosse implantado esse projeto em outros estados do Brasil. Assim, demonstrando sentimento de orgulho, agradece à família, a cada colaborador, ao empenho de cada um nesses 30 anos, nos quais venceu momentos de dificuldades, como na época do Plano Collor, e agora na pandemia, sempre acreditando que também vai passar. E, assim, diz que o grande sonho do empreendedor Nilso Berlanda é que cada município catarinense tenha uma loja Berlanda.
Deputado Ricardo Alba (Aparteante) - Parabeniza o Deputado, a família, pelos 30 anos da empresa e por ajudar no desenvolvimento de Santa Catarina.
Deputado Marcius Machado (Aparteante) - Também, dá os parabéns ao Deputado, e enaltece o espírito empreendedor que teve, quando vendeu o automóvel e a linha telefônica para investir na pequena loja e, hoje, ser um grande empresário.
Deputado Bruno Souza (Aparteante) - Da mesma forma, parabeniza, e diz que o Deputado fez uma das tarefas mais difíceis que existe no Brasil, que é empreender no mar revolto de burocracias. Enaltece o Deputado por gerar emprego e renda no Estado de Santa Catarina.
Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Fala que é um orgulho ter o Deputado como colega de partido, enaltecendo-o por ajudar a promover um dos maiores projetos sociais, que é gerar emprego.
DEPUTADO RICARDO ALBA (Presidente) - Parabeniza o Deputado Nilso Berlanda pelo belo trabalho. [Taquígrafa: Sílvia]