Deputados

Deputados

Ada De Luca

 MDB

Dados Pessoais

Nascimento:
19 Abril 1949
Escolaridade:
Curso Superior
Origem:
Criciúma /
Gabinete:
106
Contatos:
  • (48) 3221-2689
Fax:
false

PRONUNCIAMENTOS

05/04/2022 - 025 - Sessão ORDINÁRIA
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Lamenta a triste notícia que repercutiu em Santa Catarina, de que o Ministério Público do Trabalho autuou três propriedades que produzem e cultivam maçãs em São Joaquim, pois havia lá 49 pessoas submetidas a trabalho análogo à escravidão. Relata que o grupo veio do Maranhão e foi aliciado por um intermediador, ressaltando que os mesmos foram encontrados em quartos insalubres, não tinham mesas para as refeições e nem material de higiene pessoal. Questiona com

COMISSÕES

Comissão de Direitos Humanos
Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia
Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do MERCOSUL
Comissão de Saúde
Comissão de Segurança Pública

025ª SESSÃO ORDINÁRIA

05/04/2022

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Lamenta a triste notícia que repercutiu em Santa Catarina, de que o Ministério Público do Trabalho autuou três propriedades que produzem e cultivam maçãs em São Joaquim, pois havia lá 49 pessoas submetidas a trabalho análogo à escravidão. Relata que o grupo veio do Maranhão e foi aliciado por um intermediador, ressaltando que os mesmos foram encontrados em quartos insalubres, não tinham mesas para as refeições e nem material de higiene pessoal. Questiona com (...)

014ª SESSÃO ORDINÁRIA

08/03/2022

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Cumprimenta a todos. Fala que "Putin não passa de um psicopata, desde a época que era da KGB." Diz que não entende como o povo russo, que considera inteligente, pela sua cultura, o elegeu. Indaga há quantos anos ele está no poder, e afirma que é preciso protestar muito. Discorre sobre o Dia Internacional da Mulher, deixando o seu forte abraço e carinho a todas as mulheres catarinenses e do Brasil. Enaltece a comemoração na presente data, mas ressalta que o (...)

125ª SESSÃO ORDINÁRIA

09/12/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Deixa claro seu repúdio aos eventos que envolvem sofrimento animal, citando a farra do boi como exemplo. Comunica que está recebendo diversos ataques, vindo de pessoas contrárias ao passaporte da vacina. Acrescenta que o certificado das diversas vacinas é comum e utilizado em diversas ocasiões, e afirma que a preocupação com saúde coletiva deve prevalecer. Lê matérias de diversos países que demonstram o uso de comprovante de vacinação. E deixa claro que age (...)

095ª SESSÃO ORDINÁRIA

28/09/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Demonstra seu pesar pela morte do ex-Senador Jaison Barreto, lembrando que o político foi um dos autênticos do MDB, assumindo uma postura combativa no período da ditadura militar a favor da redemocratização do Brasil. Lembra a história política de Jaison Barreto e cita fatos passados que marcaram sua trajetória, onde em um período conturbado, o ex-senador chegou ao pleito pelo voto do povo. Relembra comícios políticos e ações feitas em campanha que ganharam (...)

079ª SESSÃO ORDINÁRIA

18/08/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Relata com tristeza a tomada, após 20 anos, da capital do Afeganistão, Cabul, pelo grupo terrorista Talibã, após os EUA retirarem suas tropas do país, dizendo que é o assunto que mais se fala no momento. Afirma que o grupo é um regime totalitário, e que atua em total desobediência aos direitos humanos. Alerta à comunidade internacional sobre o que está acontecendo, considerando que alguma providência urgente tem que ser adotada, principalmente com relação ao (...)

072ª SESSÃO ORDINÁRIA

03/08/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Discorre sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio e exalta os atletas brasileiros, que mesmo diante da falta de incentivo e patrocínios conseguem superar as dificuldades e trazer medalhas para o País. Conta que 13% da delegação olímpica precisaram fazer vaquinha para ter a oportunidade de disputar os Jogos. Cita atletas da canoagem, os quais precisaram investir dinheiro próprio para competir, e uma atleta judoca, que trabalha como enfermeira para sustentar a rotin (...)

063ª SESSÃO ORDINÁRIA

13/07/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Expressa o sentimento de dever cumprido, pois passa a coordenação da Bancada Feminina da Casa para a Deputada Luciane Carminatti. Deseja sucesso e lembra os desafios enfrentados, defendendo as bandeiras que acredita, sabendo que a sua passagem pela Bancada Feminina não passaria despercebida. Discorre sobre as demais Deputadas que compõem esta Bancada e as ações promovidas pela mesma, tais como lançamento de livros, palestras, homenagens, que integraram a pro (...)

055ª SESSÃO ORDINÁRIA

23/06/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Em resposta ao Deputado Jessé Lopes, comenta que realizou o tratamento com Ivermectina, e que não foi eficaz, pois ficou 12 dias internada, e que está viva graças a um outro medicamento injetável que tomou durante o tratamento. Deputado Jessé Lopes (Aparteante) - Diz que se o medicamente não adiantou, fez com que a Deputada pudesse estar hoje presente no Plenário. E pede que cite o medicamento usado para que outras pessoas também possam se curar. [Taquigraf (...)

052ª SESSÃO ORDINÁRIA

16/06/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Informa que o Ministro de Minas e Energia confirmou que a termelétrica Jorge Lacerda irá participar do leilão de energia, programado para o fim de junho. Comenta que, se tudo der certo, o contrato vigente até 2027 pode ser ampliado por mais 20 anos, mantendo mais de 20 mil empregos diretos e indiretos. Acrescenta que o tempo é suficiente para fazer a transição para o novo momento econômico no sul catarinense. Registra que o Momento Carbono 0, previsto para 2050, (...)

051ª SESSÃO ORDINÁRIA

15/06/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Comemora o êxito da reunião da Comissão de Economia, Minas e Energia, onde ficou acordado uma próxima reunião para o dia 14 de julho, na qual terão o resultado final sobre os rumos do carvão mineral do sul do Estado de Santa Catarina. Acrescenta que está agendada uma reunião com o Ministro Paulo Guedes para discutir as questões tributárias. Informa que a termelétrica Jorge Lacerda será habilitada para participar de leilões de energia a partir do presente ano (...)

Dispõe sobre a destinação, por meio de parceria, de 6% (seis inteiros por cento) da parcela dos recursos projetados para as emendas parlamentares impositivas de que trata o § 9º do art. 120 da Constituição Estadual às organizações da sociedade civil que menciona, estabelecidas no Estado de Santa Catarina.
24/05/2022
Ada Faraco De Luca
Cumprimentando a Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Município de Içara pelo trabalho desenvolvido pela referida entidade.
24/05/2022
Ada Faraco De Luca
Cumprimentando a Associação Amigas do Peito de Içara pelo trabalho realizado pela respectiva entidade.
24/05/2022
Ada Faraco De Luca
Cumprimentando a Associação Beneficente Berço dos Anjos de Içara pelo trabalho desenvolvido no referido município.
23/05/2022
Ada Faraco De Luca
Cumprimentando a Cooperativa Aliança de Içara pelo trabalho desenvolvido no referido Município.
23/05/2022
Ada Faraco De Luca
Cumprimentando a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara pelo trabalho realizado no referido Município.
23/05/2022
Ada Faraco De Luca
Cumprimentando a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Lauro Muller pelo trabalho realizado pela referida entidade.
17/05/2022
Ada Faraco De Luca
Cumprimentando o Criciúma Esporte Clube pela passagem do aniversário de 75 anos.
16/05/2022
Ada Faraco De Luca
Dirigida ao Governador do Estado sugerindo a instalação de trevo de acesso ao Distrito de Boa Esperança na Rodovia José Tiscoski (SC-449) no Município de Sombrio.
11/05/2022
Ada Faraco De Luca
Dirigida ao Governador do Estado sugerindo a implantação de redutor de velocidade na Rodovia Francisco Magno Vieira SC-405, próximo ao número 1732 (antes da curva) no Bairro Tavares na Capital.
09/05/2022
Ada Faraco De Luca
25/05/2022

Nesta quarta-feira (25), a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei que visa promover ações de valorização de mulheres e meninas e combate à violência contra pessoas do sexo feminino. A proposta é de autoria da deputada Ada de Luca (MDB). Entrevista com: - deputada Paulinha, relatora da matéria no colegiado. (...)

25/05/2022

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) apresentou, na manhã desta quarta-feira (25), parecer pela admissibilidade à Medida Provisória (MP) 250/2022, do governo do Estado, que promove alterações na legislação que trata da cobrança do ICMS (Lei 10.297/1996). Conforme a exposição de motivos da matéria, assinada pelo secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, o pri (...)

24/05/2022

O projeto de lei que autoriza o governo do Estado a aplicar recursos do Fundo Estadual de Saúde na Rede Feminina de Combate ao Câncer foi aprovado na Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (24). A medida segue para análise na Comissão de Saúde. Conforme a proposta, de autoria da deputada Ada de Luca (MDB), os repasses serão feitos por meio de convênio, estando r (...)