Pronunciamento

Ada De Luca - 072ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/08/2021
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Discorre sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio e exalta os atletas brasileiros, que mesmo diante da falta de incentivo e patrocínios conseguem superar as dificuldades e trazer medalhas para o País.
Conta que 13% da delegação olímpica precisaram fazer vaquinha para ter a oportunidade de disputar os Jogos. Cita atletas da canoagem, os quais precisaram investir dinheiro próprio para competir, e uma atleta judoca, que trabalha como enfermeira para sustentar a rotina de treinos e competições.
Propõe maior recorrência de debates sobre investimento e desenvolvimento do esporte no Estado e no País, bem como parabeniza o projeto do Deputado Fernando Krelling, que direciona parte dos dividendos da CELESC para apoiar o esporte em Santa Catarina.
Diz que, em um País onde a desigualdade é a mais acentuada do mundo, o esporte se apresenta como um mecanismo de inclusão social que ameniza as mazelas que assolam a sociedade atual. Cita desigualdade de investimento entre esportistas homens e mulheres, acrescentando que um dos objetivos do Comitê Olímpico é promover a igualdade entre os gêneros.
Conta que as atletas brasileiras têm feito história nas Olimpíadas deste ano, com quebras de recordes e grandes vitórias. Congratula a skatista Rayssa Leal, que conquistou a medalha de prata com apenas 13 anos de idade; a ginasta Rebeca Andrade, a qual compareceu em dois pódios; e a judoca Mayra Aguiar, primeira mulher a conquistar três medalhas olímpicas em espore individual em sequência. Destaca o orgulho e a emoção que todos os atletas transmitem para o povo brasileiro. [Taquigrafia: Roberto]