Deputados

Deputados

Ada De Luca

 MDB

Dados Pessoais

Nascimento:
19 Abril 1949
Escolaridade:
Curso Superior
Origem:
Criciúma /
Gabinete:
Contatos:
  • false
Fax:
false

PRONUNCIAMENTOS

15/06/2022 - 065 - Sessão ORDINÁRIA
DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Enaltece na tribuna a celebração da passagem de um ano da criação da Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa, na data de amanhã, 16 de junho. Registra que já faz um ano da instalação e que assumiu a missão de ser a procuradora do Estado, tendo como adjunta a Deputada Marlene Fengler, levando essa ferramenta de 23 para mais de 65 procuradorias municipais, com uma dezena em processo de instalação. Informa que tem encontrado resistência em alguns municípios

COMISSÕES

NOTÍCIAS

065ª SESSÃO ORDINÁRIA

15/06/2022

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Enaltece na tribuna a celebração da passagem de um ano da criação da Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa, na data de amanhã, 16 de junho. Registra que já faz um ano da instalação e que assumiu a missão de ser a procuradora do Estado, tendo como adjunta a Deputada Marlene Fengler, levando essa ferramenta de 23 para mais de 65 procuradorias municipais, com uma dezena em processo de instalação. Informa que tem encontrado resistência em alguns municípios (...)

063ª SESSÃO ORDINÁRIA

14/06/2022

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Cumprimenta de maneira especial as "guerreiras de cor de rosa" presentes no Plenário e todo o público que acompanha a sessão pela TVAL e Radio Alesc. Ressalta e presença também de um grupo de idosas de Camboriú que vieram visitar a Alesc. Faz o seguinte comunicado: (Passa a ler) "Hoje teremos aqui, nesta Casa, uma votação muito importante. Trata-se do projeto, de minha autoria, que vai possibilitar a aplicação de recursos do Fundo Estadual de Saúde às Rede (...)

025ª SESSÃO ORDINÁRIA

05/04/2022

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Lamenta a triste notícia que repercutiu em Santa Catarina, de que o Ministério Público do Trabalho autuou três propriedades que produzem e cultivam maçãs em São Joaquim, pois havia lá 49 pessoas submetidas a trabalho análogo à escravidão. Relata que o grupo veio do Maranhão e foi aliciado por um intermediador, ressaltando que os mesmos foram encontrados em quartos insalubres, não tinham mesas para as refeições e nem material de higiene pessoal. Questiona com (...)

014ª SESSÃO ORDINÁRIA

08/03/2022

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Cumprimenta a todos. Fala que "Putin não passa de um psicopata, desde a época que era da KGB." Diz que não entende como o povo russo, que considera inteligente, pela sua cultura, o elegeu. Indaga há quantos anos ele está no poder, e afirma que é preciso protestar muito. Discorre sobre o Dia Internacional da Mulher, deixando o seu forte abraço e carinho a todas as mulheres catarinenses e do Brasil. Enaltece a comemoração na presente data, mas ressalta que o (...)

125ª SESSÃO ORDINÁRIA

09/12/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Deixa claro seu repúdio aos eventos que envolvem sofrimento animal, citando a farra do boi como exemplo. Comunica que está recebendo diversos ataques, vindo de pessoas contrárias ao passaporte da vacina. Acrescenta que o certificado das diversas vacinas é comum e utilizado em diversas ocasiões, e afirma que a preocupação com saúde coletiva deve prevalecer. Lê matérias de diversos países que demonstram o uso de comprovante de vacinação. E deixa claro que age (...)

095ª SESSÃO ORDINÁRIA

28/09/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Demonstra seu pesar pela morte do ex-Senador Jaison Barreto, lembrando que o político foi um dos autênticos do MDB, assumindo uma postura combativa no período da ditadura militar a favor da redemocratização do Brasil. Lembra a história política de Jaison Barreto e cita fatos passados que marcaram sua trajetória, onde em um período conturbado, o ex-senador chegou ao pleito pelo voto do povo. Relembra comícios políticos e ações feitas em campanha que ganharam (...)

079ª SESSÃO ORDINÁRIA

18/08/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Relata com tristeza a tomada, após 20 anos, da capital do Afeganistão, Cabul, pelo grupo terrorista Talibã, após os EUA retirarem suas tropas do país, dizendo que é o assunto que mais se fala no momento. Afirma que o grupo é um regime totalitário, e que atua em total desobediência aos direitos humanos. Alerta à comunidade internacional sobre o que está acontecendo, considerando que alguma providência urgente tem que ser adotada, principalmente com relação ao (...)

072ª SESSÃO ORDINÁRIA

03/08/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Discorre sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio e exalta os atletas brasileiros, que mesmo diante da falta de incentivo e patrocínios conseguem superar as dificuldades e trazer medalhas para o País. Conta que 13% da delegação olímpica precisaram fazer vaquinha para ter a oportunidade de disputar os Jogos. Cita atletas da canoagem, os quais precisaram investir dinheiro próprio para competir, e uma atleta judoca, que trabalha como enfermeira para sustentar a rotin (...)

063ª SESSÃO ORDINÁRIA

13/07/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Expressa o sentimento de dever cumprido, pois passa a coordenação da Bancada Feminina da Casa para a Deputada Luciane Carminatti. Deseja sucesso e lembra os desafios enfrentados, defendendo as bandeiras que acredita, sabendo que a sua passagem pela Bancada Feminina não passaria despercebida. Discorre sobre as demais Deputadas que compõem esta Bancada e as ações promovidas pela mesma, tais como lançamento de livros, palestras, homenagens, que integraram a pro (...)

055ª SESSÃO ORDINÁRIA

23/06/2021

DEPUTADA ADA DE LUCA (Oradora) - Em resposta ao Deputado Jessé Lopes, comenta que realizou o tratamento com Ivermectina, e que não foi eficaz, pois ficou 12 dias internada, e que está viva graças a um outro medicamento injetável que tomou durante o tratamento. Deputado Jessé Lopes (Aparteante) - Diz que se o medicamente não adiantou, fez com que a Deputada pudesse estar hoje presente no Plenário. E pede que cite o medicamento usado para que outras pessoas também possam se curar. [Taquigraf (...)

Cumprimentando o senhor Luiz Carlos Pinto pela eleição como Presidente da Câmara de Vereadores de Balneário Rincão.
14/12/2022
Ada Faraco De Luca
Cumprimentando o Senhor Laenio da Silva por ter sido eleito Presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça.
14/12/2022
Ada Faraco De Luca
Altera o art. 2º e inciso III do art. 3º da Lei nº 18.402, de 2022 e adota outras providências.
22/11/2022
Ada Faraco De Luca
Altera o Anexo Único da Lei nº 18.278, de 2021, que "Consolida os atos normativos que concedem o Título de Utilidade Pública estadual no âmbito do Estado de Santa Catarina", para o fim de declarar de utilidade pública estadual a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Lauro Muller.
22/11/2022
Ada Faraco De Luca
Altera o Anexo Único da Lei nº 18.278, de 2021, que "Consolida os atos normativos que concedem o Título de Utilidade Pública estadual no âmbito do Estado de Santa Catarina", para o fim de declarar de utilidade pública estadual a Associação Esportiva Riograndense, de Porto Belo.
10/11/2022
Ada Faraco De Luca
Cumprimentando o Presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina pela passagem do dia do médico.
18/10/2022
Ada Faraco De Luca
Cumprimentando a Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Catarina pelo dia Estadual das voluntárias instituída pela lei Estadual 18.491 de 23 de agosto de 2022.
18/10/2022
Ada Faraco De Luca
Cumprimentando a Base da Polícia Militar da comunidade da Vila União pelo trabalho realizado.
13/09/2022
Ada Faraco De Luca
Cumprimentando a Escola de Educação Municipal Larice Cavalcanti Caldas pelo desfile de 7 de Setembro.
12/09/2022
Ada Faraco De Luca
Dirigida ao Governador do Estado sugerindo a manutenção, em caráter de urgência, da ponte SC/415 KM 10 no município de São Francisco do Sul/SC.
31/08/2022
Ada Faraco De Luca