Biblioteca

BIBLIOTECA VIRTUAL

História da Biblioteca

Em 17 de setembro de 1910, durante o Governo de Gustavo Richard, foi inaugurada a primeira sede própria da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, chamado de Palácio do Congresso do Estado, tendo como Presidente o Deputado Protógenes Vieira, onde por um período funcionou a Biblioteca. O responsável pelas atribuições de bibliotecário era o Oficial Legislativo, de acordo com o regulamento da Secretaria da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, conforme Resolução nº 19/52 de 31/7/1952.

Palácio do Congresso do Estado
Palácio do Congresso do Estado

No ano de 1956 o prédio foi destruído por um incêndio e com ele a maior parte dos documentos que retinha.

Após o incêndio, de 1956 até 1969, o Poder Legislativo instalou-se no Quartel da Polícia Militar do Estado, depois de uma brevíssima passagem pelo Teatro Álvaro de Carvalho, transferindo-se apenas em 14 de dezembro desse ano, para o atual Palácio Barriga Verde.

Teatro Álvaro de Carvalho
Teatro Álvaro de Carvalho

Em 1968, um ano antes da transferência da sede do Parlamento Catarinense para as novas instalações, sob a Presidência do Deputado Lecian Slovinski, a Biblioteca obteve novas atribuições. De acordo com o regulamento dos Serviços Administrativos, Resolução nº 10/68, de 13/3/1968, a mesma passou a ser Diretoria, subordinada a Diretoria Geral de Pessoal.

Dependências do Quartel da Polícia Militar
Dependências do Quartel da Polícia Militar

De posse do novo Palácio, na gestão da Mesa Diretora biênio 1971-1972, sob a Presidência do Deputado Nelson Pedrini, a Biblioteca foi reestruturada e inaugurada em 27 de dezembro, instalando-se no quarto andar do Palácio Barriga Verde.

Assembleia Legislativa década de 70
Assembleia Legislativa década de 70

No ano de 1977, foi contratado o primeiro profissional formado em Biblioteconomia.

No ano de 1978, sob a Presidência do Deputado Waldomiro Collautti, e conforme Resolução nº 195/78 de 30/6/1978, modificaram-se as atribuições do referido setor, passando a ser denominado Serviço de Biblioteca, subordinando-a ao Gabinete da Presidência. Também neste ano disponibilizou-se para pesquisa, o Diário Oficial do Estado de Santa Catarina.

Em 2005 foi criado o banco de dados da Biblioteca.

No ano de 2006, sob a Presidência do Deputado Júlio Garcia, com a Resolução nº 001/2006, que instituía a nova estrutura organizacional do Poder, a Biblioteca passou a ser denominada de Coordenadoria de Biblioteca, subordinada a Chefia de Gabinete da Presidência

No ano de 2008 foi criado o sistema SIBI (Sistema de Biblioteca) visando gerenciar as rotinas da biblioteca.

No ano de 2009, o sistema entrou em funcionamento, o que proporcionou mais agilidade na consulta, empréstimo, devolução e renovação dos livros.Também foi lançada a página da Biblioteca na internet, disponibilizando a Biblioteca Virtual, e possibilitando aos usuários fazer a pesquisa das obras, visualizando as capas e sumários das mesmas.

Foi implantado e disponibilizado para consulta a digitalização dos periódicos e livros permitidos pela a Lei dos Direitos Autorais.

Em 15 de abril do referido ano, em Ato da Mesa nº 152/2009 , foi aprovado o novo Regimento Interno da Biblioteca.

Ainda em 2009, sob a Presidência do Deputado Jorginho Mello, foi construído no hall do Palácio, o novo espaço da Biblioteca, antes localizada no quarto andar do edifício.

Inaugurada em 8 de julho de 2009, em local de fácil acesso, moderno, climatizado, equipado com computadores, a biblioteca permitiu aos usuários amplo acesso à informação e a interação com o Poder Legislativo.

Em novembro, foi aprovado em sessão plenária o nome da Biblioteca que passou a chamar-se “Biblioteca Deputado Marcelino Antônio Dutra”, um novo marco para a história da Biblioteca do Parlamento Catarinense.

Em 2021, sob a Presidência do Deputado Mauro de Nadal, a Biblioteca foi transferida para sua atual instalação, no térreo da Sede Administrativa do Poder Legislativo na Av. Mauro Ramos, N.300. Contando com seu maior espaço desde sua criação em 1910, agora com 120m², com espaço concebido para receber confortavelmente os visitantes e ambiente ideal para a consulta e preservação do seu acervo.

Ambiente do Usuário

Para renovação de empréstimos e reserva de exemplares acesso o Ambiente do Usuário.


Atendimento

O acervo da Biblioteca da Alesc é aberto ao público em geral para consultas e pesquisas. Uma equipe auxiliará os usuários na busca de informações, tanto na base de dados da Biblioteca ou em outras fontes de informações. O atendimento é realizado pessoalmente, por telefone ou e-mail


Contato Biblioteca

Biblioteca da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
Coordenadoria da Biblioteca
Telefone: (48) 32212741
Fone-Fax: (48) 32212909
E-mail: biblioteca@alesc.sc.gov.br
MSN: biblioteca@alesc.sc.gov.br