Deputados

Deputados

Neodi Saretta Libras

 PT

Dados Pessoais

Nascimento:
18 Outubro 1963
Escolaridade:
Curso Superior
Origem:
Jaborá /
Gabinete:
033
Contatos:
  • (48) 3221-2665
Fax:
(48) 3221-2666

PRONUNCIAMENTOS

16/12/2021 - 128 - Sessão ORDINÁRIA
DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Faz algumas considerações dos trabalhos realizados no ano corrente principalmente na Comissão de Saúde desta Casa. Lembra que o ano foi de muita ação, encaminhamentos e avanços importantes de percentuais de vacinação. Reforça o problema anterior à pandemia e que tem se agravado mais após a mesma, discorrendo sobre as filas das cirurgias eletivas no Estado. Fala dos dados de cidadãos que já aguardavam as cirurgias e que, após a pandemia, já ultrapassa o núm

COMISSÕES

Comissão de Agricultura e Política Rural
Comissão de Assuntos Municipais
Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
Comissão de Legislação Participativa
Comissão de Pesca e Aquicultura
Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do MERCOSUL
Comissão de Saúde

128ª SESSÃO ORDINÁRIA

16/12/2021

DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Faz algumas considerações dos trabalhos realizados no ano corrente principalmente na Comissão de Saúde desta Casa. Lembra que o ano foi de muita ação, encaminhamentos e avanços importantes de percentuais de vacinação. Reforça o problema anterior à pandemia e que tem se agravado mais após a mesma, discorrendo sobre as filas das cirurgias eletivas no Estado. Fala dos dados de cidadãos que já aguardavam as cirurgias e que, após a pandemia, já ultrapassa o núm (...)

121ª SESSÃO ORDINÁRIA

01/12/2021

DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Demonstra preocupação em relação às obras das rodovias estaduais anunciadas, as quais o Governo promete iniciar, mas efetivamente nada acontece, esperando que essa questão seja revista. Destaca que, na presente data, na Comissão de Saúde, foi debatido com especialistas questões referentes à diabetes, comentando sobre uma lei aprovada no Parlamento que obriga o fornecimento dos análogos de insulina, os quais não estão sendo distribuídos. Solicitando que o E (...)

114ª SESSÃO ORDINÁRIA

16/11/2021

DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Dirige-se aos membros da Comissão de Saúde, relembrando que no dia 17 de novembro, às 9h, haverá a reunião ordinária. Na sequência de sua explanação, salienta a necessidade de se disponibilizar, na rede pública, o exame Ecocardiograma Fetal, que utiliza imagens, considerando muito importante a realização no período pré-natal, cujo objetivo é identificar doenças congênitas específicas, além de possibilitar o desenvolvimento, a função e a anatomia do coração (...)

106ª SESSÃO ORDINÁRIA

26/10/2021

DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Levanta questões importantes, como um pedido encaminhado ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado da Saúde para o fornecimento de medicamentos que tratam a Atrofia Muscular tipo 3. Fala que este tipo de medicamento tem sido distribuído pelo SUS para pacientes portadores de AME tipo 1 e 2, porém, é restrito a pacientes do tipo 3. Lembra que é importante que estes sejam incluídos na distribuição, e faz denúncias de casos que até pacientes do tipo 1 não estão (...)

105ª SESSÃO ORDINÁRIA

21/10/2021

DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Fala sobre a Guerra do Contestado, e comenta ter instituído em 2012, dia 22 de outubro, a data de comemoração do centenário desse conflito, e passados nove anos, encaminhou uma proposição para a Fundação Catarinense de Cultura solicitando que sejam feitas atividades culturais alusivas ao aniversário da Guerra do Contestado, pois não se deve deixar a memória se perder, porque foi um conflito social muito grande, e um dos primeiros movimentos sociais do Brasil Rep (...)

098ª SESSÃO ORDINÁRIA

05/10/2021

DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Discorre sobre o Outubro Rosa, mês em que faz um alerta sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Relata que, no ano de 2020, foram registrados no Brasil mais de 66 mil novos casos da doença, número expressivo e que pode ser maior, já que muitas mulheres podem ter contraído a enfermidade e ainda não saber. Acrescenta que, somente no Estado de Santa Catarina, 660 mulheres faleceram vítimas de câncer de mama em 2020. Informa que as faixa (...)

097ª SESSÃO ORDINÁRIA

30/09/2021

DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Manifesta-se como Presidente da Comissão de Saúde do Legislativo catarinense a favor das vacinas, lembrando que esta pandemia foi uma das piores já vividas. Relata os números de mortes em meio a esta grande pandemia, relatando que mesmo com algumas opiniões contrárias à vacinação, não se pode deixar passar para a sociedade que essa é a opinião majoritária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, pelo contrário, o Parlamento catarinense defende a questão da v (...)

093ª SESSÃO ORDINÁRIA

22/09/2021

DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Fala da angustia e desespero dos pacientes que precisam encaminhar o seu diagnóstico de câncer e obter tratamento, tendo em vista o corte violento nos recursos que o IPEN teve por parte do Governo Federal. Diz que este corte impossibilita o Instituto de realizar a compra necessária de insumos para a produção de medicamentos. Comenta sobre os dois encaminhamentos que fez na Casa, um deles endereçado ao Ministro da Economia para que se faça uma suplementaçã (...)

090ª SESSÃO ORDINÁRIA

15/09/2021

DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Lembra que o mês de setembro é um mês dedicado a questões relevantes, e uma delas é a luta contra o suicídio, denominada de Setembro Amarelo. Além disso, chama a atenção para o Setembro Verde, fazendo a conscientização da população quanto aos seus hábitos de consumo e seus consequentes impactos sócios ambientais. Cita a lei de sua autoria aprovada nessa Casa, em 2005, que instituiu o Setembro Verde, e tem por objetivo incentivar as pessoas a um comportame (...)

084ª SESSÃO ORDINÁRIA

31/08/2021

DEPUTADO NEODI SARETTA (Orador) - Discorre sobre a vacinação dos adolescentes, que iniciou recentemente no Estado de Santa Catarina. Ressalta a importância da imunização para a evolução do combate à pandemia. Afirma que o País está atrasado em relação à segunda dose, pois apenas aproximadamente 1/4 da população recebeu a imunização completa. Acrescenta que o Brasil ainda precisa avançar muito e cita a ameaça que representam as novas variantes do vírus. Cita proposição de sua autoria para qu (...)

Cumprimentando a senhora Izelda Teresinha Oro, pela eleição como presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Chapecó.
21/12/2021
Neodi Saretta
Cumprimentando a Vereadora Elone Masson, pela eleição ao cargo de Presidente da Câmara Municipal de Ouro.
21/12/2021
Neodi Saretta
Cumprimentando a vereadora Irmi Rohr Schneiders, pela eleição ao cargo de presidente da Câmara Municipal de Iporã do Oeste.
21/12/2021
Neodi Saretta
Dirigida ao Governador do Estado, solicitando que seja criado um programa de subsídios aos bovinocultores, para a realização de exames de tuberculose no rebanho bovino no âmbito do Estado de Santa Catarina.
20/12/2021
Neodi Saretta
Dirigida ao Governador do Estado, solicitando que a indenização por abate sanitário bovino, em animais acometidos por tuberculose ou brucelose, seja feita com base de cálculo do valor de mercado no rebanho de gado leiteiro.
20/12/2021
Neodi Saretta
Cumprimentando a Prefeitura Municipal de Salto Veloso, pela realização da exposição Mestres dos Saberes e Fazeres.
20/12/2021
Neodi Saretta
Cumprimentando o senhor Valdir Forchesatto, pelo resultado obtido nos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina.
20/12/2021
Neodi Saretta
Cumprimentando o Senhor Márcio Scweitzser, pelo resultado obtido nos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina.
20/12/2021
Neodi Saretta
Cumprimentando a senhora Isabel Cristina Hilgert Koch, pela eleição no cargo de Presidente do Fórum Parlamentar junto à União de Vereadores de Santa Catarina.
20/12/2021
Neodi Saretta
Cumprimentando o senhor Edgar Germano, pelo resultado obtido nos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina.
20/12/2021
Neodi Saretta
21/12/2021

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na sessão extraordinária da noite desta terça-feira (21), o Projeto de Lei (PL) 399/2021, que institui o Bolsa-Atleta, de autoria do Executivo, que agora segue para sanção do governador Carlos Moisés (sem partido). O projeto prevê auxílio financeiro para os atletas e paratletas em atuação no estado, com um investimento estimado de aproximadamente R$ 8,5 m (...)

16/12/2021

O projeto de lei de iniciativa governamental que regulamenta a organização e o funcionamento das centrais de abastecimento administradas pela Ceasa (PL 467/2001) foi a matéria mais debatida em em plenário na sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (16). Os deputados deliberaram mais de 20 projetos que constavam na pauta, além de moções, requerimentos e indicações. O líder do go (...)

16/12/2021

O deputado Neodi Saretta (PT), presidente da Comissão de Saúde da Alesc, destacou, na manhã desta quinta-feira (16), que o maior desafio da Secretaria de Estado de Saúde e do governo do Estado é resolver o problema das angustiantes filas de cirurgias eletivas e consultas especializadas, onde esperam milhares de catarinenses. Durante a pandemia, o número de pacientes que aguardam por procedimentos passou de 60 mil para mais de 100 mil. O par (...)