Biblioteca

BIBLIOTECA VIRTUAL

História da Biblioteca

Em 17 de setembro de 1910, foi inaugurado o novo prédio da Assembleia Legislativa, chamado de Palácio do Congresso do Estado, mandado ser construído pelo governo Gustavo Richard onde por um período funcionou a Biblioteca. O responsável pela as atribuições do Bibliotecário era o Oficial Legislativo, de acordo com o regulamento da Secretaria da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina que se tem registro, Res. nº 19/52 de 31/7/1952, cujo Presidente era Protógenes Vieira.

Palácio do Congresso do Estado
Palácio do Congresso do Estado

No ano de 1956 o prédio foi devorado por um incêndio que não só o destruiu como à maior parte dos documentos que retinha.

Após o incêndio, de 1956 até 1969, o poder Legislativo passou a hospedar-se no quartel da Polícia Militar do Estado, depois de uma brevíssima passagem pelo Teatro Álvaro de Carvalho, transferindo-se apenas em 14 de dezembro desse ano, para o atual Palácio Barriga Verde.

Teatro Álvaro de Carvalho
Teatro Álvaro de Carvalho

Em 1968 um ano antes da transferência da sede do Parlamento Catarinense para as novas instalações que permanece até os atuais dias, a Biblioteca teve novas atribuições de acordo com o regulamento dos Serviços Administrativos, Res. nº 10/68, de 13/3/1968, Presidente Lecian Slovinski. A Biblioteca passaria a ser Diretoria, subordinada a Diretoria Geral do Pessoal.

Dependências do Quartel da Polícia Militar
Dependências do Quartel da Polícia Militar

Neste período de 1956 até 1969, não se tem mais informações sobre o funcionamento da Biblioteca, a não ser o que já foi citado anteriormente.

Assembleia Legislativa década de 70
Assembleia Legislativa década de 70

Após esses longos anos, já no atual prédio, na gestão da Mesa Diretora biênio 1971-1972, Presidente Nelson Pedrini a Biblioteca foi restaurada, instalada e inaugurada em 27 de dezembro, no quarto andar onde ficou até junho de 2009.

No ano de 1978 mais uma Resolução nº 195/78 de 30/6/1978, Presidente Waldomiro Collautti, modificando as atribuições deste referido setor, e denominando Serviço de Biblioteca, subordinado ao Gabinete da Presidência.

No ano anterior, em 1977, foi contratado o primeiro profissional em Biblioteconomia. Desde então a Biblioteca da Alesc só fez crescer; adquiriu livros, criou a Hemeroteca, atualizou, conservou, e restaurou seu acervo.

Desde 1978 está disponível ao público para pesquisa o Diário Oficial do Estado.

No ano de 2006 a Resolução nº 001/2006, Presidente Julio Garcia, instituiu a nova estrutura organizacional do Poder, passando a Biblioteca a Coordenadoria, subordinada a Chefia de Gabinete da Presidência.

No ano de 2009, entrou em funcionamento o sistema SIBI, que proporciona mais agilidade na consulta do acervo, empréstimo, devolução e renovação dos livros, também foi lançada a página da Biblioteca na internet, disponibilizando a Biblioteca Virtual que possibilita pesquisar as obras e visualizar as capas e sumários dos livros digitalizados.

Foi implantado e disponibilizado para consulta a digitalização dos periódicos e livros permitidos pela a Lei dos Direitos Autorais.

Em 15 de abril desse ano em Ato da Mesa nº 152/2009 , aprova o novo regimento interno da Biblioteca.

Neste mesmo ano, sob a Presidência do Deputado Jorginho Mello, foi construído no hall principal o novo espaço da Biblioteca antes localizada no quarto andar.

Inaugurada em 8 de julho, em local de fácil acesso, moderno, climatizado, equipado com computadores para facilitar as pesquisas do público e sua interação com o Poder Legislativo.

Em novembro, foi aprovado em sessão plenária o nome da Biblioteca que passa a se chamar “Biblioteca Deputado Marcelino Antônio Dutra”, um novo marco para a história da Biblioteca do Parlamento Catarinense.

Assembleia Legislativa – Palácio Barriga Verde - 2009

Ambiente do Usuário

Para renovação de empréstimos e reserva de exemplares acesso o Ambiente do Usuário.


Atendimento

O acervo da Biblioteca da Alesc é aberto ao público em geral para consultas e pesquisas. Uma equipe auxiliará os usuários na busca de informações, tanto na base de dados da Biblioteca ou em outras fontes de informações. O atendimento é realizado pessoalmente, por telefone ou e-mail


Contato Biblioteca

Biblioteca da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
Coordenadoria da Biblioteca
Telefone: (48) 32212741
Fone-Fax: (48) 32212909
E-mail: biblioteca@alesc.sc.gov.br
MSN: biblioteca@alesc.sc.gov.br