Pronunciamento

VOLNEI WEBER - 036ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 26/04/2022
DEPUTADO VOLNEI WEBER (Orador) - Comenta sobre o anúncio feito pela UNESCO no último dia 13, reconhecendo o Geoparque Caminho dos Cânions do Sul como território de relevância geológica internacional, integrando oficialmente à rede global de geoparques. Assim, com este anúncio, o Geoparque Caminhos do Cânions do sul, passa a ser o segundo geoparque brasileiro, ficando atrás somente do parque localizado em Araripe, no Ceará.
Discorre sobre os geoparques, considerados territórios do futuro, onde as riquezas naturais e culturais se revelam como os principais recursos para a geração de novas oportunidades de renda e melhoria das condições de vida de nossas comunidades. Apresenta imagens em plenário, as quais mostram o Geoparque, e reforça a importância dos mesmos para o desenvolvimento sustentável, abrindo portas para novas oportunidades de cooperação com outros 176 geoparques em 46 países. Lembra que isso é um marco para Santa Catarina, oportunidade de desenvolvimento, geração de emprego e renda, buscando sempre o bem-estar de todos catarinenses.
Fala que o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul é formado pelos municípios de Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande em Santa Catarina, e Cambará do Sul, Mampituba e Torres no Rio Grande do Sul. Registra que protocolará uma Moção de Aplauso aos municípios catarinenses por essa grande conquista pelo recebimento do título de Geoparque Mundial da UNESCO. [Taquigrafia: Guilherme]