Pronunciamento

Valmir Comin - 038ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/05/2013
O SR. DEPUTADO VALMIR COMIN -Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, amigos da TVAL, ouvintes da Rádio Alesc Digital.
Sr. presidente, faço uso da tribuna, com muito orgulho, com muita satisfação, tendo em vista o ocorrido no último domingo. Foi um confronto entre dois times guerreiros, com postura, com treinamento, com determinação, que tornou o resultado secundário no processo, pois quem ganhou foi o esporte e a sociedade catarinense.
Mas eu não poderia deixar de usar a tribuna para, além de enaltecer a posição e a maneira com que competiu o time de Chapecó, que lutou à altura, com afinco, pois foi um sufoco danado nos últimos minutos, principalmente, reverenciar e enaltecer a participação do nosso guerreiro Tigre.
(Passa a ler.)
"Sr. presidente, srs. deputados, a região sul está novamente em festa. Depois de oito anos o nosso Criciúma Esporte Clube ou simplesmente o Tigre, como é mais conhecido, voltou a erguer a taça de Campeão Catarinense.
Depois de sair do melancólico 7° lugar, no turno, o Tigre deu a volta por cima e mostrou que a superação é capaz do impossível.
Retorno a esta tribuna da qual já parabenizei o clube pelo acesso à Série B, para, desta vez, parabenizar pelo acesso à Série A. Isso tudo tem um culpado, ou melhor, um salvador, chama-se Antenor Angeloni.
Ele que em 2010 pegou o Criciúma de mal a pior, quase fechando as portas, e acreditou na recuperação, investiu, pagou as dívidas, montou elenco e hoje colhe o fruto de uma boa gestão administrativa com o clube saneado e com ótimas projeções.
Hoje o Criciúma é o único time de Santa Catarina na elite do Campeonato Brasileiro. Antenor Angeloni foi um empresário que sonhou com um time grande, forte, competitivo e vencedor e teve o apoio da torcida. E como canta Raul Seixas, 'Sonho que se sonha junto é realidade', desabafaria o chargista Zé da Silva, logo após a final.
E o que falar do torcedor do Tigre? Um abnegado, sem dúvida nenhuma, são milhares que sofreram com a fase ruim, mas nunca, jamais, pensaram em largar o time que tanto amam. Essa demonstração foi dada em Chapecó, no estádio Índio Condá, e também em Criciúma, na chegada dos jogadores e da comissão técnica na manhã de ontem.
A cidade parou, aliás, 'para ver, ouvir e dar passagem', como cantaria Chico Buarque, e não era uma banda, mas 'a moça triste que vivia calada sorriu, a rosa triste que vivia fechada se abriu e a meninada toda se assanhou' para ver o Tigre passar.
O estado hoje é amarelo, branco e preto. Tem dez títulos catarinenses, uma Copa do Brasil, dois campeonatos brasileiros, está situado no estádio Heriberto Hülse que, data vênia aos meus colegas de outras regiões, é o maior clube de Santa Catarina."
Amigo deputado Gelson Merisio, visa que é um apoiador nato do Chapecoense Esporte Clube e que estava presente vendo e ouvindo o bom combate, preciso ressaltar aqui aquele que acreditou em uma projeção, numa trajetória de médio e longo prazo, esse visionário, Antenor Angeloni, e toda sua diretoria, com a participação efetiva e a solidariedade dos empresários, dos torcedores do nosso glorioso Tigre, que vem desencadeando um trabalho com a participação da nossa Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc - que monitora um grande trabalho em mais de 50 municípios de projeção com perspectiva factível, real, de médio e longo prazo, possibilitando a condição dos municípios participarem de uma ação integrada em que o município coloca o professor com o monitoramento da universidade. E o Criciúma Esporte Clube, o nosso Tigre, arca com os uniformes, chuteiras, meias, calções e camisas.
É impressionante quando se oportuniza a condição, principalmente nos bairros periféricos, às crianças de baixa renda, de uma bola e um local para poderem desempenhar o esporte, como aflora o talento dessas crianças, que na maioria das vezes não têm a oportunidade de ter sequer uma bola e uma chuteira para exercer essa atividade.
Vejo esse tipo de projeto com muita expectativa. E quando vejo, presidente Joares Ponticelli, essa atuação que o Criciúma vem empreendendo no futebol, lembro de uma visita que tivemos a oportunidade de fazer na Espanha, no Clube Real Madrid, onde com a parceria da universidade de Madri criaram o projeto e a faculdade de Gestão em Futebol, em que o recém-nascido, desde a maternidade, dentro de um banco de dados integrado, leva o uniforme do time para casa, ou seja, a criança já vem com aquilo no subconsciente, e o pai, a mãe, o avô, a avó, a família acabam se encantando e gerando uma expectativa que prospecta excelentes atividades e capilaridades no mundo dos negócios.
Por isso, não poderia deixar passar em branco para a cidade de Criciúma, para toda a região e para o estado de Santa Catarina, esse momento tão honrado em que o Criciúma se coloca na Série A do Campeonato Brasileiro.
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO VALMIR COMIN - Pois não!
O Sr. Deputado Joares Ponticelli - Deputado Valmir Comin, quero cumprimentar v.exa. e dizer que nós, os oito parlamentares do sul do estado, estamos em festa desde domingo, além do vice-governador do estado e do prefeito Márcio Burigo. Mas quero cumprimentar, especialmente, o presidente Antenor Angeloni e toda a diretoria do Criciúma pelo profissionalismo com que aquele time está sendo gerido e pela estreia na semana que vem, no próximo final de semana, no Campeonato Brasileiro. Afinal de contas, o Criciúma será o único representante do estado e deve ser, a partir de domingo, o time de todos nós.
Cumprimento, também, pelo trabalho social que está sendo feito, como os Tigrinhos, tirando crianças, jovens e adolescentes do caminho da morte, das drogas, porque cabeça vazia é oficina de coisa ruim, e com o trabalho social elas têm uma ocupação saudável e revelam talentos para Santa Catarina, para o Brasil e para o mundo.
Parabéns, deputado Valmir Comin, pela iniciativa, e também a todos que fizeram do Criciúma esse grande campeão catarinense para figurar bem na elite do futebol brasileiro.
O SR. DEPUTADO VALMIR COMIN - Aliás, sr. presidente, a bandeira que o Criciúma estabelece de inclusão social, tirando as crianças e os jovens do vício das drogas, vem ao encontro de uma das bandeiras deste Parlamento, que v.exa. adotou, que é o combate às drogas em Santa Catarina.
O Sr. Deputado Sargento Amauri Soares - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO VALMIR COMIN - Pois não!
O Sr. Deputado Sargento Amauri Soares - Muito obrigado, deputado Valmir Comin, gostaria de parabenizar v.exa. pela homenagem, assim como todos os torcedores do Criciúma, o time do Criciúma, à diretoria, pelo importante feito de domingo, até porque o Criciúma era o time com maior capacidade, com melhores condições de ser o campeão, durante o segundo turno inteiro mostrou isso e mereceu o título.
Parabéns!
O SR. DEPUTADO VALMIR COMIN - Agradeço, sr. presidente, a oportunidade, e gostaria de dizer, ainda, da honra e da satisfação de poder abordar este assunto no dia de hoje.
E sobre o que falou o presidente, deputado Joares Ponticelli, a correlação de um time com uma visão empreendedora através de um visionário, dentro de uma realidade, como o empresário Antenor Angeloni, por acreditar e apostar em projetos sociais, pode desencadear, com certeza, novas vertentes com perspectivas, projeções, expectativas e esperança para essa juventude, essa classe menos assistida para a qual se oportuniza essa condição de interagir em conjunto com o monitoramento da universidade. Esse exemplo deveria ser seguido por todos os times de futebol em nível de Brasil, porque se trata realmente de promover inclusão social, ou seja, de dar condições a essas crianças, que têm o seu talento reprimido.
Isso é dar dignidade e oportunidade aos menos assistidos.
Por isso, parabenizo, mais uma vez, a equipe do nosso glorioso Tigre e todos os torcedores que são a razão maior e a existência do nosso glorioso time.
Era isto o que eu tinha a dizer, sr. presidente e srs. deputados!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)