Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 076ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/08/2010
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Quero cumprimentar o deputado Moacir Sopelsa, que nos cede parte do seu espaço; assim como o sr. presidente, a sra. deputada Ana Paula Lima e os demais srs. deputados.
Também quero congratular-me, deputado Moacir Sopelsa, com o grande município de Concórdia, uma das referências em Santa Catarina e no país, pelos seus 78 anos de emancipação político- administrativa.
Pegando carona no seu pronunciamento, deputado Moacir Sopelsa, no mês de julho muitos municípios, deputado Dirceu Dresch, lá do nosso oeste, da nossa região, também aniversariaram. Em 1995, à época em que assessorava o então governador Paulo Afonso, tive a oportunidade de presenciar a sanção da lei que criou inúmeros municípios da nossa região. E agora, no mês de julho, todos eles completarão, deputado Antônio Ceron, 15 anos de emancipação política e de instalação.
Estive nos festejos e pude constatar com muita alegria e com muita satisfação o nível em que todos eles se encontram, muito diferente da situação em que se encontravam há 15 anos. Alguns desses municípios, antes localidades, distritos, certamente já teriam desaparecido, sumido do mapa, se não fosse a ousadia das suas comunidades que se mobilizaram e fizeram com que esta Casa aprovasse as suas emancipações.
Hoje cada um desses municípios tornou-se uma cidade revigorada, com prédios novos, agroindústrias, estabelecimentos comerciais e novas residências. Locais que eram quase taperas transformaram-se em municípios que lembram pequenas cidades da Europa.
Quando falo da região oeste de Santa Catarina, uma região predominantemente agrícola, lembro que, infelizmente, durante muitos anos, seus distritos e vilas foram esvaziando-se, pois os moradores, os agricultores foram vendendo suas propriedades e suas famílias foram habitar, deputado Dirceu Dresch, em municípios como Joinville, Blumenau e Florianópolis.
Felizmente hoje muitas famílias estão retornando ao campo, aos seus antigos municípios devido à situação em que se encontram. Diria que uma das razões para que esses municípios se encontrem hoje nessa situação de desenvolvimento, elevando a autoestima das pessoas que lá vivem, certamente foi a chegada do asfalto. Todos eles, sem exceção, quando da sua emancipação, não possuíam acesso pavimentado e hoje, todos eles, sem exceção, possuem acesso pavimentado o que, sem dúvida alguma, abre as portas para o caminho do desenvolvimento, do emprego, deputado Genésio Goulart, possibilitando a instalação de empresas, graças aos mecanismos que estão disponíveis hoje, através do Prodec e do Pró-Emprego.
Quero registrar, com muita alegria, no momento em que o deputado Moacir Sopelsa fez menção à Concórdia, o aniversário de 15 anos de vários dos municípios da nossa região e o estágio de desenvolvimento em que cada um se encontra.
Muito obrigado.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)