Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 094ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/10/2019
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Inicia saudando todos os estudantes presentes no Plenário.
Cita trechos de artigo publicado na data atual, pelo Jornal Notícias do Dia, escrito pelo professor Maurício Fernandes, que além de secretário de Educação do município de Florianópolis, é professor e membro do Conselho Estadual de Educação. O mesmo cita que "ao buscar a palavra professor, encontramos a relação com o ato de professar, como profeta, aquele que prediz o futuro. O professor desvenda o amanhã, instiga a esperança, descortina o desconhecido. Também exercita o magistério, pratica a docência, o ensino e a educação, e em suas origens o magistério é considerado uma das atividades mais elevadas. O professor deve ser o grande motivador, um entusiasta, incentivando o interesse pelos estudos. Os professores não podem ficar reféns da formação sem profundidade, limitando-se às leituras que se obtém sem dificuldades, que se leem depressa, que não exigem outras pesquisas para serem compreendidas. Ressalta que o dia 15 de outubro é mais do que uma data para receber homenagens agradáveis, mas que também seja um dia de reflexão, para lembrarmos o porquê se escolhe essa profissão. Nada mais justo que reconhecer os mestres, diante de quem devemos gratidão. O exercício profissional do professor é a solução aos desafios da sociedade, formando gerações. O mestre ensina a pensar e a assimilar as conquistas mais significativas do conhecimento moderno".
Faz menção a sua primeira professora, que o ensinou a ler, escrever, além de ser também a sua catequista. Diz que sua melhor herança foi à educação, seja no ensino primário, fundamental e depois superior, onde aprendeu princípios e valores que o formaram como cidadão. Conta que integra a comissão de Educação por escolha, por convicção, salientando a gratidão que tem por todos os seus mestres. Manifesta seu desejo pela universalização da educação infantil, para assim alcançar a qualidade que se espera da mesma.
Conclui fazendo um agradecimento especial a todos os estudantes presentes, muitos próximos da conclusão de suas graduações. Enaltece a importância do programa da Assembleia Legislativa que permite aos acadêmicos conhecerem mais sobre o funcionamento da Casa. [Taquigrafia: Roberto]