Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 087ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/09/2019
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Registra sua presença em Brasília, em data anterior, para participar da inauguração da sala do cafezinho do Senado Federal, que agora se chama Luiz Henrique da Silveira, joivilense de coração, porque nasceu em Blumenau. Comenta que o momento foi emocionante, a homenagem foi merecida, pois foi um homem integro, à frente do seu tempo, ousado e com atributos para ser um líder, faz muita falta para os catarinenses e para o Brasil.
Cita que aproveitou a sua estada na capital federal para buscar informações acerca do que foi divulgado na imprensa, que Santa Catarina pode ter diminuição do repasse de recursos para a área da saúde, em torno de 40%. Destaca que o corte vai prejudicar hospitais públicos e filantrópicos, vai reduzir a verba para a compra de medicamentos de alta complexidade. Diz que conversou com a bancada federal, em especial com o deputado federal Darci de Matos, pois o mesmo atuou junto ao relator no Orçamento da União para o próximo ano, solicitando apoio para que o estado catarinense não sofra este golpe contra os que mais precisam do atendimento do SUS.
Finaliza afirmando que a Casa tem que se unir em favor da emenda apresentada ao Orçamento da União, pelo deputado federal Darci de Matos, e espera que os recursos sejam ampliados em vez de reduzidos, principalmente para a área da Saúde.

Deputado Moacir Sopelsa (Aparteante) - Menciona que não pode estar em Brasília, confessando que queria muito ter participado do evento. Pontua que talvez, há cinco anos, se o Senado tivesse pensado melhor, ele teria sido Presidente daquela Casa, apostando que muitos se arrependeram. Parabeniza o deputado Valdir Cobalchini pelo tema. [Taquígrafa: Ana Maria]