Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 103ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 23/11/2010
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Sr. presidente e srs. deputados, ouvi as participações finais dos colegas Kennedy Nunes, Silvio Drevek e Joares Ponticelli, de forma que posso estar aqui me equivocando. Não sei se estão antecipando 2012 ou 2014, talvez tenha muito disso. Nem começamos ainda 2011, sequer começamos, o governo foi eleito há um mês, pouco mais de um mês e meio, mas vejo que estão antecipando muito o calendário. Tem muita água ainda para passar por debaixo dessa ponte, deputado Kennedy Nunes.
Caro colega, não quero acreditar, mesmo porque tenho um apreço pessoal pelo deputado Joares Ponticelli, que o deputado Mauro Mariani tenha emitido algum cheque frio ou algum convênio que não tenha sido publicado, ou que não esteja no Orçamento e não tenha o prévio empenho. Eu não quero acreditar nisso. E se tiver, eu gostaria que fosse declinado qual é o convênio, para qual município, qual valor, mas não consigo acreditar. Até porque o deputado Mauro Mariani foi reeleito agora como o deputado federal mais votado, com 186 mil votos. E se fosse verdade que ele tenha emitido tantos cheques frios, certamente que isso teria se espalhado pelo estado. Mas ele não apenas repetiu a sua votação como ampliou o número de votos. Parece-me que há uma preocupação demasiada em relação ao futuro, e o resto é bobagem.
Na esteira das boas notícias em relação ao meio-oeste, trazidas pelo deputado Romildo Titon, que falou sobre Campos Novos, eu que a partir do ano passado comecei a conviver nesta Casa buscando até lhe dar uma mão, uma ajuda, auxiliar nas questões lá do oeste, constatei há pouco que na agenda, muito embora claro que nos não suplantamos, v.exa. continua campeão de votos na região de Videira, mas nós buscamos também o nosso espaço. E o meu perfil é parecido com o seu, eis que nós fazemos uma política muito mais de resultados. E é isso que procuramos.
A agenda do governador Leonel Pavan reserva para sábado três ventos muito importantes, deputado Dado Cherem e deputado Onofre Santo Agostini que é da região. O governador reserva três eventos importantes: o primeiro será a entrega da ordem de serviço da construção do contorno sul, do município de Videira. Uma obra que tem um valor de R$ 15 milhões, que vai desafogar o trânsito do centro da cidade que tem um perfil, uma topografia muito acidentada. E até por ser sede da Perdigão, centenas de caminhões passam pelo meio da cidade todos os dias, o que tem causado um transtorno muito grande a Videira.
Então, sem dúvida alguma, é um alento muito importante essa obra para Videira que tem um perfil não só de Videira, mas um perfil regional, porque vai atender a todos os municípios daquela região.
Na mesma data também será entregue outra importante ordem de serviço, que é a pavimentação, deputado Moacir Sopelsa, de Salto Veloso a Herciliópolis, uma ligação com a SC-153, que vai fazer com que toda a região se desenvolva, Salto Veloso/Rio Trinta/Iomerê/Videira, enfim, toda a nossa região. Essa obra também é aguardada há muitos anos. E, vencido o processo licitatório agora, o governador estará no sábado para entregar e iniciar essa importante obra.
Também será feito o lançamento do edital de licitação de uma ligação não menos importante, de Iomerê a Treze Tílias, passando pelo distrito de Bom Sucesso, no interior de Iomerê. Tem outro perfil, um perfil econômico importante, que é uma estrada que eu poderia dizer que atende ao pequeno agricultor, mas que também privilegia o turismo, já que Treze Tílias é uma das referências em todo o nosso estado.
Quero ainda aqui, embora o meu tempo esteja terminando, dizer da herança importante que o governador Raimundo Colombo irá receber a partir de 1º de janeiro, que é o programa Microbacias - 189 milhões de dólares; o BID V, com 50 milhões, cujas obras já estão em andamento; o BID VI, com mais 300 milhões de dólares, cujo contrato deve estar prestes a ser assinado; mais outro BID na área da Segurança Pública, de 130 milhões de dólares. E o crescimento da nossa arrecadação está previsto, para 2011, para mais R$ 4,5 bilhões.
Então, penso que a herança que o governador Raimundo Colombo recebe deste governo lhe dará tranqüilidade para que passe os quatro anos realizando obras em todo o nosso estado.
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)