Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 010ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/02/2020
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Fala sobre o trabalho da bancada do oeste conduzido pela Deputada Marlene, e diz que mesmo após as eleições os partidos continuam divididos, mas que o trabalho desta foi procurar tratar todos iguais.
Cita os problemas rotineiros da Saúde, mais especificamente a fila de pacientes para o tratamento do Câncer, demonstrando-se preocupado com o agravamento desta situação, e diz ter notícias de que o Ministério Público tem protocolado ações judiciais para a realização do atendimento destas pessoas.
Comenta a dificuldade dos pacientes em iniciar o tratamento, e relata que muitos o procuram na tentativa de resolver esta situação, pois mesmo marcando a consulta médica, não existe prazo para a cirurgia.
Lembra que somente Joaçaba e Chapecó possuem hospitais capacitados para este tratamento, mas que os mesmos não suportam a demanda de pacientes.
Diz que esse é um mal que precisa ser combatido, e que Florianópolis é referência em tratamento ao Câncer infantil, pede unidade aos demais para tratar deste tema.

Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Concorda com a fala, e diz que além da consulta, a demora para a realização da cirurgia permite que a doença avance, e que, em certos casos, só o Juiz para autorizar o tratamento pelo alto custo da medicação.

Deputado José Milton Scheffer (Aparteante) -Parabeniza pela sua fala e diz que as filas não estão andando no Estado, que existem mecanismos para acelerar essa questão. [Taquigrafia: Guilherme]