Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 039ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/05/2015
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Sr. presidente, srs. deputados, sras. deputadas, estava lembrando que muitos deputados que aqui estão, foram secretários do governador Luiz Henrique, como a deputada Ada De Luca, os deputados Fernando Coruja, Mauro de Nadal, Natalino Lázare, e eu. Deputado Rodrigo Minotto, sua chefe de gabinete foi secretária do governador Luiz Henrique também.
(Passa a ler.)
"Quero, na condição de presidente do PMDB de Santa Catarina, falar desta tribuna, nesta circunstância o que muito me honra. Mas me perguntei como poderia falar em nome de toda nossa militância, de todos, além dos deputados estaduais que aqui falaram, dos deputados federais, do senador, dos secretários e do nosso vice-governador Eduardo Pinho Moreira sobre a partida do nosso maior líder Luiz Henrique da Silveira.
Como falar em nome de mulheres e de jovens peemedebistas que se inspiraram em Luiz Henrique da Silveira. Cada um tem uma história para contar sobre ele, cada um tem uma lembrança, um momento marcante, uma palavra que ouviu dele, um gesto que ele praticou.
Compartilho primeiramente de um sentimento que tomou conta de todos nós quando a triste notícia chegou. A sensação de que por alguns momentos tudo parou de funcionar, de que estávamos num barco sem timoneiro. E que grande timoneiro nós tivemos, pois para bombordo ou estibordo, o senador Luiz Henrique nos guiou, conduziu, dirigiu.
Sentia o vento da mudança, escutava as ondas da política. O recurso que usava? Conhecido por todos nós e que me foi repetido muitas vezes: "Cobalchini, vou ficar rouco de tanto ouvir".
Cumpridor da palavra, ético, leal. Ensinou tanto e tantos! Cobrava com rigor as missões que descentralizava. Cumpria com o mesmo rigor os compromissos que assumia. Era um estadista, um emedebista, um ulyssista. Sem volta, tomamos como uma lembrança difícil pois nos deixar às 15h15 deste ano de 2015 sabendo que por muito tempo, tantos compromissos por vezes atrasaram sua corrida e disputada agenda. Era um ser político diferente, um político completo.
Foram muitas as caminhadas que empreendemos juntos, muito emblemática, porque pavimentávamos ali, além de uma obra física, a obra de uma amizade que vou levar pelo resto da minha vida. A propósito, a SC-302 que liga, deputado Antônio Aguiar, Porto União a Caçador leva o nome de Estrada da Amizade e é entre tantas, mais uma herança que Luiz Henrique deixou para Santa Catarina. E quem aqui não compartilhou com ele de um momento semelhante, senhoras e senhores deputados?
Luiz Henrique da Silveira deixou uma marca em cada um dos 295 municípios catarinenses. Foi protagonista de uma era política em Santa Catarina. Sua maior obra, a descentralização, ganhou no Senado Federal o maior defensor de um novo pacto federativo. Modelo que, por sua eficiência, colocou os índices de Santa Catarina no topo.
Construiu um império moral. Basta olhar para sua trajetória de vida e política amplamente ressaltadas desde o último domingo (faço aqui uma referência à imprensa catarinense que acompanhou cada minuto desta dolorosa despedida e realizou um trabalho admirável).
Sr. presidente, sras. e srs. deputados, entre tantas qualidades que com justiça foram enaltecidas sobre o nosso líder, a de reunir adversários políticos foi bastante lembrada. Nós, peemedebistas, no entanto, conhecíamos mais ainda a habilidade que ele tinha de reunir os líderes e militantes do nosso próprio partido.
Reconhecemos ainda mais a habilidade de Luiz Henrique da Silveira de unir a base peemedebista em torno de um propósito político. A união do PMDB é a maior lição que Luiz Henrique da Silveira nos ensinou. É com este gesto de união que vamos continuar honrando a memória do nosso timoneiro. Foi esse o significativo pedido de Dona Ivete Appel da Silveira na tarde de ontem. Pediu que continuassem o trabalho seguindo a cartilha de Luiz Henrique da Silveira, seguindo seus ensinamentos, continuando sua trajetória.
Tive o privilégio de ter sido o seu secretário Regional e secretário da Casa Civil, oportunidades onde aprendi muito, com o professor, com o mestre, com a sua cultura, com a sua inteligência, mas também com a sua humildade e simplicidade.
Abatidos e enlutados vamos seguir, mas seguimos também orgulhosos e agradecidos pelo legado que agora tomamos como missão.
Para a família de Luiz Henrique da Silveira e a toda família peemedebista, aos catarinenses e brasileiros, asseguro que, vamos trabalhar de forma incansável para que o seu legado e a sua obra possam continuar de forma permanente, por toda Santa Catarina."
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)