Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 048ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/08/2020
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Afirma que foi um susto o acréscimo de 45% no pedágio da BR-101. Leu que este reajuste é um aditivo contratual entre a ANTT e a Arteris por conta da conclusão das obras do contorno viário de Florianópolis, que deveria estar terminada em 2012, mas só ficará pronta provavelmente em 2023, e estão cobrando de forma antecipada por algo que não aconteceu. Pede aos demais Parlamentares que recorram contra este aumento junto ao Governo Federal para que o Estado não seja ainda mais penalizado.
Comenta, também, sobre a explosão no Líbano e solidariza-se com a comunidade libanesa do estado e do Brasil, menciona que o mundo está consternado frente a esta tragédia que ceifou muitas vidas. Lembra que, em 2013, ocorreu tragédia semelhante no Porto de São Francisco do Sul, causada pelo mesmo produto, e pede a Defesa Civil que faça uma varredura nos portos catarinenses para averiguar a forma de armazenamento do material.
Fala, ainda, do artigo do Jornal Notícias do Dia, intitulado "Santa Catarina precisa de Investimentos", publicado na presente data. Segundo o autor, Henry Quaresma, dada a crise provocada pela Covid, é fundamental que se utilizem mecanismos de ativação da economia, como as exportações e atrações de investimentos. Neste sentido, cita a importância da melhoria na infraestrutura, como rodovias e aeroportos e parabeniza o autor do artigo pela manifestação na defesa do Estado catarinense.
Deputado Jair Miotto (Aparteante) - Comenta sobre o contorno viário e a obra não concluída no trecho de Florianópolis, considerando um absurdo o aumento e pede um posicionamento dos demais Deputados.
Deputado Kennedy Nunes (Aparteante) - Comenta sobre a explosão no Líbano e chama a atenção da Defesa Civil no Estado, pois o material causador da explosão também é encontrado nos portos catarinenses. [Taquigrafia: Guilherme]