Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 065ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/07/2010
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Trato hoje de um tema que considero importante, e na última segunda-feira o Diário Catarinense publicou o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica - Ideb, que foi divulgado pelo governo federal. Refiro-me, obviamente a Santa Catarina. E um dado chamou muito a minha atenção.
A matéria é afirmativa no sentido de que os municípios do interior deste estado melhoraram, e muito, na avaliação. É desnecessário até dizer que Santa Catarina continua na ponta entre os estados mais bem avaliados quanto ao ensino básico de 1ª a 5ª séries e de 5ª a 8ª séries.
Vou aqui falar apenas da região que represento, mas essa é a tônica de todos os municípios do interior do estado, deputado Pedro Uczai, presidente da comissão de Educação, à qual com muito orgulho também pertenço.
Por exemplo, no município de Caçador, até a 5ª série em 2005 a avaliação foi 2,6; em 2009 houve uma melhoria para 3,9, atingindo exatamente aquilo que a meta preconizava. De 5ª a 8ª séries, no mesmo município, a média que em 2005 era 4, saltou para 4,6, ultrapassando a meta, que era 4,4.
No vizinho município de Videira, a média em 2005 era 4,5 e em 2009 foi 5,1, ultrapassando a meta estabelecida, 4,9. Para o ensino de 5ª a 8ª séries, foi da mesma forma. Em 2005 a média era 4,2 e em 2009 foi para 4,7, ultrapassando a média, 4,5.
Em Lebon Régis, um dos municípios mais pobres deste estado, a média em 2005 para o ensino até a 5ª série foi 3,2, em 2009 saltou para 4,8, para uma meta de 3,6. E assim sucessivamente.
Poderia aqui citar todos os municípios da nossa região. Mas quero, deputados Ronaldo Benedet, Genésio Goulart e Elizeu Mattos, que foi secretário Regional em Lages, bem como este deputado o foi em Caçador, acreditar que pelo menos parte desse avanço na avaliação do Ideb, no interior deste estado, deve-se à descentralização.
Quero falar com muito orgulho da minha atuação como secretário Regional em se tratando de educação. Nós avaliamos a situação, no início, quando assumimos o governo, e o quadro era alarmante. Passamos a monitorar cada um dos estabelecimentos escolares. Reunimos todos os diretores, passamos a visitar todas as escolas, constatamos um alto índice de repetência, de evasão escolar, de disfunção entre idade e série. Enfim, aquele quadro era desalentador. E decidimos dar uma atenção toda especial à educação.
Nós tínhamos a expectativa de que esse quadro, em médio prazo, pudesse ser revertido, e foi o que aconteceu. E investimentos maciçamente na melhoria, na ampliação, na construção de novos prédios, ginásios e quadras de esportes. Pasmem, srs. deputados e sras. deputadas, mas de todas as escolas da rede pública estadual da nossa região apenas uma possuía ginásio de esportes. E agora, no final deste ano, há apenas uma que ainda não tem.
Investimos maciçamente na capacitação dos professores, envolvemos além dos professores as APPs, valorizando-as, e o resultado hoje é muito melhor do que aquele que encontramos há alguns anos.
Eu entendo que, através da educação, vamos fazer com que as regiões mais reprimidas economicamente em Santa Catarina, que é um estado de primeiro mundo, desenvolvam-se, porque ainda há municípios muito aquém do desenvolvimento que preconizamos, que queremos alcançar.
Vejo na educação o caminho para alcançarmos esse desenvolvimento. Assim como fizemos em cada um desses municípios da secretaria Regional, entendo que nessas regiões é necessário que os secretários, os diretores de escola, façam uma avaliação, chamem os diretores, os gerentes de educação e promovam uma revolução. Pois assim estaremos não apenas melhorando o Ideb, mas melhorando o Índice de Desenvolvimento Humano de cada um dos municípios deste estado.
Faço esse relato, sr. presidente, pois considero fundamental e apropriado, até para repercutir matéria do Diário Catarinense e a avaliação do próprio governo federal, que mais uma vez coloca Santa Catarina na ponta entre os estados que têm o melhor ensino público de todos os 27 estados da Federação.
Quero aqui também, deputado, cumprimentar o secretário da Educação, enfim, todos os servidores da Educação, por estarem contribuindo de forma decisiva para que possamos a cada dia melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)