Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 050ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/08/2020
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Comenta que o Parlamento deu mais um passo importante na busca de soluções para um setor vital para a economia, pois foi criado um grupo de trabalho formado por alguns Deputados estaduais catarinenses, Secretários do Governo Estadual e representantes de empresas de transportes de passageiros, com a finalidade de buscar alternativas e melhorar a situação pré-falimentar em que estas empresas se encontram.
Afirma que o papel da Assembleia Legislativa é mediar, junto ao Poder Executivo, entendimentos com a iniciativa privada para encaminhar soluções. Cita o exemplo da diminuição do ICMS sobre o óleo diesel, e informa que o Secretário Paulo Eli se comprometeu em levar esta pauta ao Confaz, para que possa ser encaminhado projeto de lei para diminuir o custo operacional das empresas, evitando o aumento das passagens de ônibus no Estado.
Relata que outras pautas também foram apresentadas no grupo de trabalho, e serão encaminhadas ao Poder Executivo na próxima reunião, marcada para o dia 24 de agosto. Também menciona a falta de créditos, de financiamento com juros acessíveis para empresas de diversas áreas, e pede que o Estado dê mais atenção para a situação dramática em que se encontram esses setores. [Taquigrafia: Northon]