Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 064ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/09/2020
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Diz ter buscado dois exemplos de empresas que têm cumprido de maneira correta os protocolos de segurança impostos pela pandemia. Apresenta dois vídeos no telão do Plenário, que falam sobre o Porto de Itapoá, que doa R$ 1,5 milhão, e uma dessas ações importantíssimas, criando mais 30 leitos no Hospital São José, em Joinville, outra de Três Barras, e Mantiqueira. Comenta sobre as ações já efetuadas empresas no Estado, e diz que estão dando um belo exemplo de solidariedade.
Fala das dificuldades que as famílias brasileiras têm enfrentado financeiramente, cita o elevado número de desempregados, e enaltece o auxilio emergencial oferecido pelo Governo Federal, o qual tem sido essencial nesse momento delicado.
Diz que acompanhando as notícias, notou que de todas as unidades federativas do Brasil, em 25 delas o auxílio emergencial supera o emprego com carteira assinada, e ressalta que as duas unidades em que prevalece o oposto, isto é, com mais carteiras assinadas do que aqueles que recebem o auxílio, são Distrito Federal e Santa Catarina. Afirma que o Estado Catarinense mostra mais uma vez sua incrível resiliência, mesmo diante das adversidades, além de demonstrar sua vocação histórica para o empreendedorismo, e acredita que novamente o Estado vai vencer.
Acredita que é dever dos Governantes incentivar e flexibilizar quanto possível para que as vagas de emprego aumentem e o mercado formal cresça. Diz que é tempo de retomar o caminho do bom senso, tomar decisões que não sejam baseadas em pânico, mas na ciência.
Torce para que esse momento passe logo e se mostra preocupado com o grande número de pessoas que dependem do auxílio emergencial, que tem salvado da fome, da miséria milhões de brasileiros, e espera que seja possível encontrar forças para superar essa pandemia.
Finaliza, dizendo que o auxílio não é para sempre, e deseja que as pessoas encontrem na retomada da economia oportunidade de emprego, que tenham o seu salário para viver com dignidade e prover a sua família das suas necessidades mais básicas.
Enaltece a capacidade do povo do Estado de Santa Catarina, que é sempre o primeiro a sair da crise. [Taquigrafia: Guilherme]