Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 040ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/05/2017
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Fala sobre os recursos do Fundam, que são transferidos democraticamente aos municípios, e que agora, pela proposta do governo, também serão liberados para a conclusão da restauração da Ponte Hercílio Luz. Ressalta que, além de ser um dos cartões postais mais importantes de Santa Catarina, também será aberta ao tráfego, com a possibilidade de suportar até 20% do total de veículos que transitam nas demais pontes. Considera essa uma informação das mais importantes, porque certamente vai melhorar a mobilidade urbana da capital.
Menciona um projeto de lei encaminhado pelo Executivo, que foi discutido na presente data na Comissão de Justiça, que atribui à Suderf - Superintendência da Região Metropolitana -, competências que hoje pertencem a várias estruturas do governo, transformando-a numa supersecretaria com apenas três servidores, projeto esse que foi encaminhado em regime de urgência.
Pondera junto ao governo por mais tempo para um debate, retirando o regime de urgência, e apelando ao bom senso por considerar importante a realização de audiências públicas e a adequada tramitação nas devidas comissões. Lamenta que o exemplo do governador Raimundo Colombo, um homem de diálogo, não seja seguido dentro da estrutura do governo, e teme pelo desempenho desta estrutura com três pessoas, que muito provavelmente serão substituídas no próximo ano, alertando que este não é o momento adequado para o Parlamento deliberar sobre um assunto de tamanha magnitude. [Taquígrafa: Sara]