Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 070ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/09/2008
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Sr. presidente e srs. deputados, cheguei a sessão logo na sua abertura e aqui permaneci, ausentando-me apenas para receber uma visita no gabinete e cá estou de volta, de forma que quero rechaçar a afirmação do deputado Reno Caramori, de Caçador. Aliás, não quero trazer nenhum tema paroquial para discussão aqui na Assembléia, mas sugiro ao deputado que consulte no painel eletrônico o registro dos deputados presentes à sessão. Aliás, deputado Manoel Mota, quero dizer que não faltei a nenhuma sessão. Desde o dia da minha posse tenho sido assíduo, seja na sessão aqui no plenário, nas reuniões das comissões, deputado Taxista Voltolini, com a nossa intervenção na tribuna, ou aparteando deputados.
Tenho exercido, deputado Ismael dos Santos, o meu mandato na sua plenitude, e penso estar colaborando com esta Casa em debates que considero importantes.
O Sr. Deputado Manoel Mota - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Pois não!
O Sr. Deputado Manoel Mota - Quero cumprimentar o eminente deputado. Já sabíamos da sua garra e determinação, e quando assumiu o Parlamento catarinense v.exa. o fez com todas as ações voltadas para a sua região. Por isso desejo cumprimentá-lo e mesmo sendo candidato a prefeito, mesmo tendo empate técnico, v.exa. presta a sua missão aqui no Parlamento.
Quero dizer que o eminente deputado Joares Ponticelli com certeza devia estar um pouco afastado, e a ele faz muito mal se não estiver criticando alguém. Acho que para ele deve ter alguma coisa errada, não deve dormir à noite ou deve fazer mal para a saúde, pois precisa fazer pelo menos uma crítica a alguém para ele poder dormir. Acho que deve ser alguma doença que ele deve ter.
Mas atacar pessoas de bem? Maquininha de dinheiro? O que é que é isso? Ele já foi governo e será que aprendeu isso quando era governo? Será que é isso? Deve ser isso!
Agora, o seu líder que faz um programa de governo, é aquele que diz como o Joares tem que falar. Ele fala a voz do seu líder, que faz programa aqui para Florianópolis, falando na serra de São Joaquim, nos carros que comprou para o estado, é uma coisa que não tem nada a ver.
Estão todos perdidos, assim como o deputado Joares Ponticelli está aqui. Por isso ele vem atacar um homem de bem e honrado como Eduardo Pinho Moreira, presidente do meu partido, que por onde passou deixou a marca do trabalho, da responsabilidade, da lealdade com o povo, com o partido, com a minha região. Isso é muito ruim.
A Assembléia Legislativa está num clima bom, eleitoral e ele vem fazer esse tipo de denúncia, essa coisa pequena, para poder levantar fatos e dizer que amanhã vem mais, que vai jogar para a imprensa. Eu acho que chega de tanto enganar a imprensa, não é? Dizer que tem fax, que tem outras coisas, só que isso não acontece nunca. É preciso dar muitas explicações, ele tem que dar muitas explicações para si mesmo e para a sociedade antes de atacar os outros.
Por isso eu não posso deixar de graça, deputado Valdir Cobalchini, atacar o presidente do meu partido, o presidente da Celesc, homem de bem, homem honrado. Eu não vou concordar com esses ataques levianos que são feitos aqui no Parlamento.
Quero parabenizá-lo e dizer que v.exa. vai trabalhar aqui e, com certeza, será prefeito da sua cidade para colocar em prática as ações que estão na sua cabeça em defesa do povo. Com certeza, isso vai acontecer!
Parabéns deputado Valdir Cobalchini.
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Obrigado, deputado Manoel Mota. Aliás, quero fazer também uma referência ao nosso presidente do PMDB, presidente licenciado da Celesc. Veja a postura ética de alguém que comanda uma empresa do tamanho que é a Celesc, que há bem pouco tempo foi agraciada como a melhor empresa de distribuição de energia do país.
Para que ninguém o acusasse de estar usando a empresa para fazer campanha política ele se licenciou. Essa é a postura do PMDB! Como fez, meu líder, o governador Luiz Henrique, o único governador do país que renunciou ao mandato legitimamente outorgado pelo povo catarinense, para ser novamente candidato a reeleição. Para que ninguém o acusasse de abusar da máquina pública, concorreu em condições de igualdade usando o seu telefone celular, usando o seu veículo, dispensando a estrutura que poderia, por direito, usar, mas preferiu concorrer em igualdade de condições com todos os seus oponentes.
Então, o segundo mandato que o governador Luiz Henrique conquistou, foi pelo trabalho realizado durante os três anos e meio do seu primeiro mandato, dedicados integralmente, dia após dia, ano após ano, tornando prático, fazendo obras que eram esperadas há tantos e tantos anos pela nossa comunidade caçadorense. São obras espalhadas em todos os municípios, em todas as regiões de Santa Catarina, e graças à aprovação de seu governo é que ele conquistou o segundo mandato que vem sendo exercido com a mesma competência.
Aliás, quero aqui também fazer referência a uma denúncia que trouxe o deputado Joares Ponticelli, se é verdade, que um servidor relapso do Hospital Celso Ramos não estava no momento em que deveria estar. Isso não apaga as obras do governador Luiz Henrique, do governo do estado, tendo à frente a secretaria da Saúde, que por certo fez investimentos nesse hospital, como tem feito em todo o estado, e quero registrar também os investimentos feitos em Caçador, em toda a nossa região. Se naquele determinado horário esse servidor relapso não estava, se cometeu um erro ele deve pagar por esse erro, e certamente a secretária da saúde, a diligente secretária Carmen Zanotto, deverá tomar as providências no sentido de penalizar esse servidor. Mas, isso não diminui todas as ações que foram feitas dia após dia em todas as áreas do governo.
Quero também, antes de concluir, retornar a minha cidade e a minha região. O deputado Reno Caramori fez menção às obras que estão acontecendo na nossa região. Quero dizer que o deputado deveria falar de outras obras que já foram inauguradas; aliás, este governo inaugurou obras no primeiro e no segundo mandato. O governo revolucionou, instalou um grande canteiro de obras em toda a nossa região. Duas obras estão sendo construídas: a perimetral norte, um sonho da nossa cidade, que estará concluída, sim, no próximo ano; e também o acesso ao município de Macieira.
Este governo tem uma grande diferença, sr. presidente, deputado Antônio Aguiar, não fala, este governo faz. Como secretário regional busquei fazer com que as obras que antes eram apenas prometidas em tempo de eleição fossem, deputado Adherbal Deba Cabral, efetivamente construídas. Foi isso o que fizemos e é o que estamos fazendo. Isso naturalmente incomoda muito aqueles que torcem pelo quanto pior, melhor. Mas nós vamos continuar trabalhando a despeito desses que não querem o bem da região e de Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)