Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 003ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/02/2020
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Manifesta agradecimento aos deputados que o apoiaram no episódio envolvendo o ex-secretário da Infraestrutura Carlos Hassler, que culminou com a exoneração do mesmo.
Registra o Dia Mundial de Combate ao Câncer e discorre sobre o Projeto de Lei n. 0461/2019, de sua autoria, que trata justamente do assunto. Conta que a humanização dos tratamentos traz muita preocupação, falando da importância do diagnóstico precoce, pois é a melhor estratégia de combate à doença.
Informa que o projeto visa diminuir o prazo para que se inicie o tratamento após o diagnóstico em Santa Catarina, de 60 para 30 dias. Além disso, prevê a implantação de um sistema de amparo aos pacientes e suas famílias, com assessoria jurídica, social e psicológica. Relata os princípios que norteiam o projeto, de respeito à dignidade humana, a igualdade, a não discriminação e a autonomia individual.
Finda, afirmando que quando o projeto se tornar lei, o estado catarinense será referência nacional no combate ao câncer, e ainda mais importante, estará cumprindo o papel para o qual foi eleito, de cuidar das pessoas.

Deputada Ada De Luca (Aparteante) - Salienta que o prazo para o paciente com câncer ser chamado a tratamento pelo SUS deve ser de 15 dias, muita espera para ser atendido, às vezes, se torna fatal ao doente. [Taquigrafia: Roberto]