Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 058ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/07/2008
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Sr. presidente, sra. deputada Ana Paula Lima, srs. deputados, servidores da Casa, telespectadores da TVAL e ouvintes da Rádio Alesc Digital, venho do meio-oeste catarinense e passo por duas BRs: a 116 e a 282. Como sou usuário dessas rodovias há muitos anos, quero aqui cumprimentar o governo federal, o presidente Lula pelas melhorias constantes e pelas obras de conservação que têm sido feitas nessas duas BRs.
Refiro-me também à conclusão da BR-282, por onde passei há poucos dias para conhecer, que está encurtando a distância do oeste catarinense ao litoral do estado, uma obra sonhada por muitos e muitos anos.
E aqui no litoral a BR-101 sem dúvida alguma, na parte sul do estado, representa muito para Santa Catarina e para o sul do país. É uma obra que vem de Criciúma, suplanta qualquer outra em nosso estado e demonstra todo o empenho por parte do governo do presidente Lula, a sua vontade política de contemplar o nosso estado com obras de infra-estrutura tão importantes e esperadas há tanto tempo.
Quero me referir também ao anúncio feito, ontem, pelo deputado Pedro Baldissera, com relação à Universidade do Mercosul, e a anúncios já feitos quanto à Universidade Federal em Curitibanos, em Joinville e, se eu não estou equivocado, em Araranguá. E quero dizer da parceria constante entre os governos federal e estadual.
Há poucos dias acompanhei no jornal Diário Catarinense uma audiência do ministro catarinense Altamir Gregolin com o presidente Lula, e o presidente fazia uma recomendação ao ministro que procurasse estreitar relações com o governo do estado. Percebo que aqui na Assembléia, algumas vezes, deputado Pedro Baldissera, o PT faz uma oposição sistemática ao governo Luiz Henrique. Reportando-me à campanha do presidente Lula, havia um chavão que dizia: "Deixa o homem trabalhar"! E o governador Luiz Henrique, obstinado que é... Eu o conheci melhor quando eu estava na secretaria Regional em Caçador. Eu jamais vi um homem público trabalhar tanto quanto ele!
Graças a essas parcerias, obras também do Executivo estadual, que eram esperadas por muitos e muitos anos, começam a sair do papel, a sair da gaveta, e estão sendo entregues, dia após dia, à nossa comunidade catarinense.
Falo da minha região, Caçador, e falo, sem dúvida alguma, das demais regiões em Santa Catarina. Alguns criticam a descentralização talvez por não conhecer direito os mecanismos e como ela funciona, mas posso garantir - até porque a exerci na prática, deputado Antônio Aguiar - os benefícios que trouxe para a região do Contestado.
Além das obras públicas que foram construídas, vejam um dos exemplos apenas: na minha cidade, Caçador, antes de 2003, portanto antes da posse do governador Luiz Henrique da Silveira, nós tínhamos apenas um ginásio de esportes do estado situado no distrito da Taquara Verde. Apenas um em toda a história de Santa Catarina. E hoje, deputado Pedro Baldissera, nós teremos em todas as escolas uma quadra esportiva que propiciará às nossas crianças, aos nossos jovens, a prática esportiva sem os problemas do frio, do sol ou da chuva. Todos os alunos que hoje estudam em escolas públicas estaduais têm as mesmas, ou até melhores, condições do que aqueles que estudam em escolas privadas.
Poderia falar de tantas outras obras que têm acontecido em nossa região e que só estão sendo possíveis pela descentralização, sendo que o destino de cada município, de cada região é decidido lá mesmo, através do Conselho de Desenvolvimento Regional e através do Orçamento descentralizado, sendo que os recursos são alocados e garantidos para cada secretaria, com a autonomia que este Poder delegou aprovando o projeto de lei que concebeu a descentralização, enviado pelo Poder Executivo.
Não se imagina, hoje, voltar atrás, retroceder, porque essa é, muito mais do que uma conquista do governador, ou do governo, uma conquista de Santa Catarina, que antes via algumas obras acontecerem apenas nos grandes centros do nosso estado ou aqui no litoral. Hoje os pequenos municípios do estado estão sendo beneficiados, como é o caso de Timbó Grande, que no dia 16 de agosto terá o seu acesso rodoviário inaugurado; como é o caso de Calmon e de Matos Costa, apenas para citar, deputado Ismael dos Santos, municípios da nossa região.
Meu tempo já está terminando e os minutos restantes serão utilizados pelo deputado Antônio Aguiar. Mas numa próxima oportunidade nós vamos prosseguir construindo esse raciocínio.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)