Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 016ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/03/2017
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Cumprimenta os vereadores catarinenses que estão visitando a Assembleia Legislativa e participando do Encontro Estadual, promovido pela UVESC.
Fala sobre a indústria de base florestal, tema que considera relevante para a economia catarinense, e que necessita de mais atenção do governo do estado e do Parlamento. Relata que o setor ocupa os principais territórios nas regiões serrana, planalto norte e meio oeste, e é orgulho para a economia catarinense, pois conta com empresas cada vez mais competitivas e produtos de alto valor agregado, aliado a excelência em gestão. Destaca que existem 5 mil empresas, entre pequenas, grandes e médias, trazendo perto de 100 mil empregos diretos e mais de 260 mil indiretos, gerando 33% da balança comercial catarinense, sendo responsável pelo segundo maior PIB do estado, atrás apenas do agronegócio.
Declara que defender essa cadeia produtiva instalada em regiões que necessitam de equilíbrio e desenvolvimento é a meta da sua atuação no Parlamento, ressaltando que, para o setor continuar crescendo, gerando emprego e renda de forma sustentável, não basta apenas o esforço de empresários, precisa-se de políticas públicas de incentivo, com impostos e tributos justos para um segmento econômico que está encravado nas regiões menos desenvolvidas do estado. [Taquígrafa: Sara]