Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 024ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/04/2017
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Registra que participou, pela manhã, da reunião da comissão de Turismo e Meio Ambiente, com a presença de prefeitos e representantes da Fecam, quando tratou-se do projeto de sua autoria que foi aprovado pela Casa, dispensando a licença ambiental na exploração do cascalho das pedreiras para a conservação das rodovias municipais na área rural, que vai beneficiar todos os municípios do estado pelo seu caráter público. Esclarece que o projeto proíbe a comercialização, apenas autoriza a utilização das cascalheiras e pedreiras, desburocratizando e trazendo economia para os cofres públicos.
Fala também sobre a indústria de base florestal catarinense, que até pouco tempo era tida como extrativista e desrespeitosa com as questões ambientais, e hoje luta pela preservação dos ativos ambientais, só utilizando florestas renováveis. Cita que seus principais territórios estão nas regiões serranas, planalto norte e meio-oeste, e que o setor é motivo de orgulho para a economia catarinense, pelas empresas cada vez mais competitivas e produtos de alto valor agregado, que aliados a excelência em gestão, trazem números extremamente positivos.
Salienta que para o setor continuar crescendo não basta apenas o esforço dos empresários, o estado precisa de políticas públicas de incentivo, com impostos e tributos justos para um segmento econômico que está encravado nas regiões menos desenvolvidas do estado.

Deputado Cesar Valduga (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo tema da indústria de base florestal. Acrescenta que o projeto das cascalheiras é importante para que as prefeituras possam trabalhar.

DEPUTADO MAURÍCIO ESKUDLARK (Presidente) - Suspende a sessão até o início da Ordem do Dia. [Taquígrafa: Sara]