Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 066ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/09/2020
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Registra informação da imprensa, na presente data, que considerou interessante e compartilha com os colegas Deputados e com o Estado catarinense. Diz que Santa Catarina ostentava na área de educação, no Brasil, sempre as primeiras posições. Chama atenção na sua fala, mencionando dados do Ideb de 2019, de que atualmente os anos iniciais do ensino fundamental catarinense ocupam a 5ª posição, atrás de São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná; nos anos finais do ensino fundamental o estado é o 6º colocado e, no Ensino Médio é o 9º.
Cita que estados da região nordeste, que alguns anos atrás estavam nas últimas posições, agora estão entre os primeiros colocados, citando Ceará e Pernambuco. Observa que estamos caindo de forma importante, e mesmo que se busque ampliar até 2025 o ensino integral, Santa Catarina tem que correr, porque infelizmente o que se constata é que estamos regredindo, e se não fizermos um mutirão, vamos decair mais ainda.
Demonstra preocupação em relação ao que está acontecendo na área de educação no Estado catarinense, diz que é preciso se posicionar urgentemente, tendo em vista um futuro melhor aos nossos alunos e a educação dos mesmos, pois somos um Estado desenvolvido. Entretanto, afirma que estamos no caminho oposto àquele que deveríamos estar, e essas informações o deixam preocupado, pela possibilidade de amargar posições ainda piores. Espera que para o próximo ano tenhamos um quadro melhor do que foi apresentado, hoje, na tribuna.
Conclui, parabenizando o Poder Executivo pelo pacote de projetos e obras rodoviárias, que serão implementados para a região oeste e meio-oeste do Estado.
Deputado Doutor Vicente Caropreso (Aparteante) - Concorda com o Deputado, dizendo que é o momento de fazer uma introspecção e buscar soluções para tal situação.
Deputado Fabiano da Luz (Aparteante) - Comenta sobre a cratera na SC-160, onde uma jovem se acidentou, ficando paralítica. Diz que este é o resultado da falta de tapa buracos, pelo menos, nas rodovias do Estado. [Taquígrafa: Ana Maria]