Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 099ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/11/2014
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, público que nos acompanha através da TVAL e da Rádio Alesc Digital.
(Passa a ler.)
Uma crença simples, mas poderosa me orienta politicamente desde a minha filiação ao PMDB em início a vida pública.
Nossas atitudes políticas devem ter relevância e ressonância com a sociedade.
Passada mais uma eleição mantenho-me fiel a este pensamento, porque ele agrega um grande propósito a nossa caminhada.
Portanto, cumprimento todos os colegas deputados pelo resultado alcançado na última eleição. Cumprimento e parabenizo especialmente os nossos colegas do PMDB. Juntos, conquistamos mais de 750 mil votos dos catarinenses. É com certeza um trabalho político que nos levou aos bons resultados ao longo dos tempos.
Essa mesma bancada que a partir do próximo ano vai contar com o deputado Gean Loureiro. Isso é fruto também, principalmente, do trabalho do partido cuja militância tem na lealdade a mais marcante virtude. É desse partido e dessa militância a bancada de 19 senadores, 66 deputados federais, sete governadores e mais quatro vice-governadores que a partir de 2015 estarão a serviço da sociedade brasileira.
Sinto-me, deputado Antônio Aguiar, orgulhoso ao divulgar o desempenho do partido em que milito há mais de duas décadas, especialmente na condição de, hoje, presidente estadual do PMDB.
A política é, sobretudo, feita de gestos. E agradeço ao deputado Moacir Sopelsa, ao vice-governador Eduardo Pinho Moreira e ao ex-governador Paulo Afonso Vieira, a oportunidade de assumir a presidência do maior partido em Santa Catarina, o PMDB.
Para deputado estadual o PMDB foi responsável por 49,7% dos votos dos partidos que compuseram a nossa coligação proporcional, com o PMDB, PSD, DEM e PRB.
O Sr. Deputado Antônio Aguiar - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Pois não!
O Sr. Deputado Antônio Aguiar - Eu gostaria de saudar o presidente do PMDB, em exercício, deputado Valdir Cobalchini.
Quero dizer que nos sentimos orgulhosos de termos v.exa. como presidente do maior partido do estado de Santa Catarina.
Santa Catarina precisa de pessoas mais jovens para reforçar o ânimo e fazer com que os nossos peemedebistas, aqueles que veem em nós um espelho na política, tenham a nossa presença junto a eles, principalmente no interior e em toda Santa Catarina.
Parabéns, deputado Valdir Cobalchini, por esse desempenho e pelo cargo que v.exa. assume.
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Muito obrigado, deputado Antônio Aguiar, incorporo, com muita satisfação, as suas palavras ao meu pronunciamento.
(Continua lendo)
"Se somarmos os votos dos partidos que participaram da coligação majoritária o PMDB contribuiu com 40% dos votos.
Já para deputado federal a sigla conquistou 48,53% dos votos da coligação. Elegeu também o senador da República, Dário Berger, e o vice-governador do estado, Eduardo Pinho Moreira.
Dez deputados estaduais e os primeiros quatro suplentes. Proporcionalmente, deputado Moacir Sopelsa, o melhor desempenho do Brasil foi do PMDB do nosso estado.
Ao cumprimento ético e rigoroso da palavra firmada com os demais partidos que participaram da coligação vitoriosa em Santa Catarina aliamos mais uma vez, a partir desse novo mandato, o trabalho em favor dos catarinenses.
A garantia da governabilidade geralmente atribuída ao PMDB é mais do que um compromisso com os governos que ajudamos a construir. É um compromisso com a sociedade catarinense.
O Sr. Deputado Moacir Sopelsa - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Pois não!
O Sr. Deputado Moacir Sopelsa - Muito obrigado, deputado Valdir Cobalchini.
Gostaria de cumprimentar v.exa e dizer que é uma alegria para nós termos na nossa bancada o presidente do nosso partido.
Quero lhe cumprimentar pelo cargo que v.exa. passa a ocupar. Tenho certeza de que v.exa. levará adiante o grande trabalho que foi feito pelos presidentes anteriores, especialmente agora, nos últimos anos, pelo deputado, nosso vice-governador, dr. Eduardo Pinho Moreira.
Quero cumprimentá-lo e reconhecer o destaque do nosso partido em nível nacional. É um partido que está em quase 100% dos municípios de Santa Catarina, que tem uma base forte e uma participação forte, porque participa do governo há 12 anos, agora prorrogados, com a reeleição do governador Raimundo Colombo, por mais quatro anos.
Significa que existe o trabalho do Executivo, o trabalho da nossa bancada, bancadas de apoio ao governo, mas, especialmente, esse apoio forte do PMDB, que está, como já disse, nos 293 municípios. Parabéns, deputado Valdir Cobalchini!
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Obrigado, deputado e amigo Moacir Sopelsa.
(Continua lendo)
"Mas o PMDB deve ir muito além desse papel. No cenário nacional, como já foi referido por v.exa., deputado Moacir Sopelsa, o PMDB elegeu sete governadores e quatro vice-governadores. No cenário estadual, mais de 100 prefeitos, 71 vice-prefeitos, mais de 800 vereadores e diretórios espalhados por todos os municípios de Santa Catarina, o que confere ao PMDB capilaridade singular em Santa Catarina. A capacidade de mobilização do partido ultrapassa espaços no governo, na Câmara dos Deputados ou na Assembleia Legislativa. Não somos somente fiadores da governabilidade.
O capital político do governador Raimundo Colombo e do vice-governador Eduardo Moreira foi fundamental para finalizar a disputa no estado em primeiro turno. O governo bem conduzido, livre de qualquer insinuação de ilegalidade, recursos públicos bem aplicados deram tranquilidade ao povo catarinense para escolher a continuidade do projeto. A parceria com o governo federal para a realização do maior volume de obras do estado e a descentralização administrativa, que deve ser reconhecida como um dos maiores avanços em Santa Catarina, ampliada pelo Fundam, aprovado por esta Casa, beneficiou todos os municípios com recursos do governo do estado.
Também o capital político e a articulação dos senadores Casildo Maldaner e Luiz Henrique da Silveira, líderes maiores da nossa legenda, conduziram o PMDB para mais uma eleição vitoriosa. Enquanto um se despede do senado, Casildo Maldaner, dando lugar a Dário Berger, o outro se consolida como forte candidato à Presidência da Casa, incentivado por colegas das mais diversas correntes.
No Congresso Nacional, temos as maiores bancadas, é que depositamos nossa confiança para fazer as reformas que o Brasil precisa. Não há mais o que esperar para fazer uma ampla reforma política. Que seja finalmente aberto o diálogo entre o Congresso Nacional e a sociedade para discutir e tomar decisões, como sugeriu recentemente o vice-presidente da República, o companheiro Michel Temer. É responsabilidade do PMDB conduzir esse processo, porque nossas bancadas têm o dever de retribuir o respaldo que a sociedade brasileira conferiu a cada deputado e senador peemedebista que soma a maioria no Congresso Nacional.
O PMDB saiu mais uma vez fortalecido num processo eleitoral em todo o país. Nada mais natural para um partido cujos ideais democráticos são inerentes a sua existência. Em Santa Catarina, esta eleição me conferiu pela segunda vez consecutiva a condição de ser o deputado mais votado do PMDB. É sim uma importante conquista que muito me orgulha. Entretanto, o nosso compromisso com a sociedade e com os municípios catarinenses é muito maior do que uma conquista individual.
Reeleger o governador Raimundo Colombo e o nosso vice-governador Eduardo Moreira em primeiro turno, conquistar com Dário Berger a vaga no senado, ultrapassar a marca de 750 mil votos elegendo cinco deputados federais e eleger uma bancada de dez deputados estaduais foi mais do que consolidar a participação responsável e leal no governo do estado. Foi mais uma eleição que mostrou que o PMDB é o partido que está perto das pessoas e que faz bem para Santa Catarina. A militância peemedebista está preparada e já está consolidada a futura missão em 2016 nos municípios catarinenses e, em 2018, no estado de Santa Catarina e também no país".
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)