Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 086ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/11/2020
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Comenta a manifestação do Deputado Padre Pedro Baldissera, dizendo que a mesma é extremamente oportuna no momento que estamos vivendo, fruto da ausência de políticas públicas, que já vêm ocorrendo há anos no Estado. Afirma que está havendo falta de priorização para a prevenção da estiagem que vem enfrentando o oeste catarinense. Menciona que existem prejuízos que se acumulam, porque os animais estão na dependência da água que é transportada por caminhões. Cita que as Prefeituras nunca trabalharam tanto no interior de seus municípios, pois em algumas cidades está faltando água até para o consumo das pessoas, a situação é extremamente grave, e vai ficar mais dramática.
Demonstra preocupação com oeste catarinense pelo que estão vivendo, já que em ano anterior tínhamos áreas verdes, com as plantações de milho e soja nascendo, e atualmente o cenário é diferente, é avassalador, vai faltar comida para a população e animais, vai faltar leite e derivados, enfim, pela perspectiva que temos vai ser muito triste.
Sugere que a Casa integre o Comitê de Crise, criado para enfrentar a situação de estiagem e, solicita ao Poder Executivo, através das Secretarias e empresas, que estendam a mão aos municípios que estão passando por este desastre climático.
Conclui, ressaltando que a seca assola o oeste de Santa Catarina, há 40 dias não chove, e os produtores e a população de todo extremo oeste estão sofrendo sem ver solução, não estão recebendo apoio, e estão a mercê da própria sorte. [Taquígrafa: Ana Maria]