Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 039ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 11/05/2010
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - (Passa a ler.)
"Sr. presidente, deputado Moacir Sopelsa, sra. deputada Ana Paula Lima, srs. deputados, público que nos acompanha pela TVAL e pela Rádio Alesc Digital, o jornal Notícias do Dia, na edição do dia 4 de maio, publicou uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasmarket, contratada pela TV Cidade dos Príncipes, deputado Kennedy Nunes, e pela TV Itajaí Ltda.
Gostaria de abordar um dos percentuais divulgados, cujos números não devem servir apenas como meros dados matemáticos, mas levar a uma reflexão.
Confirma a pesquisa que o ex-governador Luiz Henrique da Silveira deixou o governo com 78% de aprovação popular. Esse alto índice é, sem dúvida, sr. presidente, sras. e srs. deputados, reflexo da aplicação vitoriosa de um processo em Santa Catarina que desencadeou grande mudança em nosso estado. Foi aprovado pelas urnas em duas oportunidades e deverá, certamente, ocupar grandes espaços no debate eleitoral de 2010, líder Antônio Aguiar.
A descentralização premiou, pela primeira vez na história de Santa Catarina, 36 regiões com estruturas administrativas do governo do estado, revigorando a presença do poder público em cada município e região. 'A descentralização do serviço público é um imperativo dos novos tempos', ensinou-nos Luiz Henrique da Silveira.
O gerenciamento local alcançou todos os municípios catarinenses, o tamanho da nossa economia atingiu patamares jamais vistos. Em 2002, o Produto Interno Bruto de Santa Catarina era de aproximados R$ 55 bilhões. Fechamos 2008 com um PIB de R$ 118 bilhões, superando a soma dos PIBs do Uruguai, Paraguai e Bolívia juntos.
O universo que cerca todo esse crescimento, no entanto, pode ser observado nos pequenos municípios, onde a conduta administrativa do governo Luiz Henrique da Silveira/Eduardo Pinho Moreira, e depois Luiz Henrique da Silveira/Leonel Pavan provocou grandes transformações com a implantação da nova forma de gestão. Sem distinção, todos foram contemplados com importantes obras, desde a pavimentação de seus acessos, considerados há pouco mais de uma década como impossíveis, até obras de menor vulto, mas que transformaram as comunidades onde foram executadas deixando-as em melhores condições.
A descentralização levou para os lugares esquecidos o asfalto, a escola, o médico, a casa, a energia elétrica, a internet. Municípios como: Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São Bernardino, Tigrinhos, São Miguel da Boa Vista, Flor do Sertão, Barra Bonita, Princesa, Belmonte, Paraíso, São João do Oeste, Cunhataí, Nova Itaberaba, Jardinópolis, Irati, Formosa do Sul, Santiago do Sul, Jupiá, Coronel Freitas, Bom Jesus, Bom Jesus do Oeste, Arvoredo, Passos Maia, Alto Bela Vista, Paial, Iomerê, Macieira, Timbó Grande, Calmon, Frei Rogério e Brunópolis, todos da região oeste, entre outros, que há anos ficavam isolados pela falta de acesso asfaltado e reféns da própria falta de infraestrutura, iniciaram 2010 com novas perspectivas e dados animadores tratando-se da qualidade de vida e desenvolvimento.
O longo braço da descentralização alcançou o interior dos municípios, garantindo a recuperação de estradas, a construção de pontes, a implantação de redes de distribuição de água nas comunidades, prosseguindo assim na batalha contra o êxodo rural e a litoralização, que são os maiores geradores da pobreza e do desemprego.
A agricultura catarinense está hoje amparada pelo Código Ambiental de nosso estado, deputado Romildo Titon, que é modelo para o país, e que com pioneirismo e coragem foi implantado e aprovado por esta Casa, num desafio lançado por Luiz Henrique da Silveira evitando os atentados contra os agricultores catarinenses que, com apenas 1,3% do território nacional e 3% da população brasileira, são responsáveis por colocar Santa Catarina no patamar de ser o quinto maior produtor de alimentos do país.
Sr. presidente, sras. deputadas e srs. deputados, esses são alguns dos inúmeros exemplos do legado deixado pelo ex-governador Luiz Henrique da Silveira. A descentralização, por meio de suas obras e de seu impacto positivo na economia catarinense, por meio de sua forte gestão local e através da participação da sociedade catarinense nos Conselhos de Desenvolvimento Regional, são a grande herança que Santa Catarina recebeu do ex-governador Luiz Henrique da Silveira."
Quero aqui, deputado Elizeu Mattos - e v.exa. foi secretário de Desenvolvimento Regional do município de Lages, e igualmente está aqui o ex-secretário do Desenvolvimento Regional de São Lourenço d'Oeste -, fazer menção à equipe escolhida pelo governador Luiz Henrique da Silveira, que em 36 territórios de Santa Catarina tanto fizeram para que o nosso estado sofresse essa transformação, deputado Antônio Aguiar.
(Continua lendo.)
"A população catarinense reconheceu o modelo descentralizado em duas oportunidades e há de confirmar a continuidade desse modelo de gestão. Os altos índices de aprovação popular do ex-governador são, certamente, a mais contundente confirmação do trabalho inquestionável realizado em todos os recantos catarinenses."
Sr. presidente, ouviremos agora, com muito prazer, o pronunciamento do deputado Romildo Titon, que ocupará o restante do horário do nosso partido.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)