Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 059ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/09/2020
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Parabeniza os profissionais da educação física em nome da bancada do MDB.
Comenta a reportagem publicada no jornal Notícias do Dia, que traz o tema da retomada das cirurgias eletivas. Diz ser uma excelente notícia para os catarinenses que não possuem recursos para esse tipo de cirurgia, e que a partir de agora estarão sendo atendidos pelo Estado. Além disso, os hospitais, especialmente da rede filantrópica, que estavam ociosos e praticamente sem renda, voltarão a ocupar os seus quadros clínicos, enfim, a ter renda.
Comenta, ainda, que neste ano, a partir do decreto de calamidade pública, por conta da pandemia, a maioria dos catarinenses deixou de fazer seus exames, e os seus tratamentos médicos regulares estão sendo realizados de forma muito ruim. Mostra-se preocupado com a situação, que trará uma futura pandemia por outras doenças, como o câncer, cujo tratamento não pode esperar.
Lembra que é necessário tratar as doenças de forma precoce para se obter um bom resultado, e que o diagnóstico tardio dificulta a cura dos portadores das mesmas.
Fala da importância da fazer um grande mutirão de atendimento àqueles que estão aguardando por procedimentos, que essa fila seja zerada, e que o Estado possa auxiliar com recursos financeiros. Diz que a saúde sempre virá em primeiro lugar e pede que o Governo tenha um planejamento para atender os portadores das demais doenças, além da Covid, com estratégias adequadas para a rede hospitalar de Santa Catarina. [Taquigrafia: Guilherme]