Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 057ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/07/2008
A SRA. PRESIDENTE (Deputada Ana Paula Lima) - Ainda dentro do horário reservado aos Partidos Políticos, nos seis minutos restantes do PMDB, usará a palavra o deputado Valdir Cobalchini.
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Sra. presidente, srs. deputados, assomo à tribuna na tarde de hoje para trazer uma preocupação em relação ao município de Caçador.
Sessenta por cento da nossa economia teve como base a madeira, deputado Silvio Dreveck, v.exa. que é de São Bento do Sul sabe disso porque temos uma economia muito parecida. Caçador é o sexto município em exportação em Santa Catarina e o principal produto é a madeira. Nos últimos anos a crise do setor vem aumentando, empresas têm fechado suas portas, outras têm demitido funcionários, diminuído de forma drástica o seu quadro de servidores e outras ainda estão na iminência de fazê-lo.
No último sábado visitei uma empresa, a Frameport, que tem no seu quadro de servidores praticamente mil funcionários. E com a acentuada desvalorização do dólar, aliada à crise imobiliária nos Estados Unidos e ao aumento do custo na produção, se viu numa situação, como outras tantas empresas, de diminuir seus pedidos, não restando outra solução, deputado Reno Caramori, que conhece tão bem a situação quanto nós, a não ser dar férias coletivas aos seus funcionários.
Srs. deputados, nos preocupa muito que esse momento possa durar ainda algum tempo. Em função disso teremos amanhã uma audiência com o governador Luiz Henrique da Silveira, deputado Antônio Aguiar, e por certo também na região de Canoinhas, na região de Mafra, como em todo o planalto norte, todos devem passar por problemas semelhantes. Desta forma, proponho aqui aos deputados vindos desta região, independente do partido a que pertencem, que possamos somar esforços no sentido de acionarmos o governo federal, através do Ministério da Fazenda para encontrarmos alternativas para tirarmos essas empresas da situação dramática em que se encontram. Como disse, algumas empresas já fecharam suas portas e o fizeram, felizmente ou infelizmente, talvez no momento certo, porque se tivessem permanecido com as portas abertas estariam hoje em situação ainda mais desalentadora.
Então, quero aqui trazer essa preocupação sobre a situação em que vivem tantas empresas em Caçador. O setor madeireiro é responsável por 6.500 empregos diretos, fora os indiretos; e destes 6.500, praticamente mil já perderam os seus postos de trabalho e outros tantos estão na iminência de que aconteça o mesmo.
Quero trazer essa preocupação à deputada Odete de Jesus, que também foi residente, moradora do município e que lá cumpriu seu postulado na educação e também conhece bem a nossa realidade. Portanto, conclamo as forças vivas da nossa região para que juntos possamos trabalhar e encontrar uma saída para esse momento tão difícil por que passam tantos municípios da região do planalto norte e do planalto serrano de Santa Catarina.
Quero ainda, embora não considere um assunto tão relevante, dizer ao deputado Joares Ponticelli que a descentralização contribuiu para que mais pessoas distribuíssem os santinhos do candidato a governador Luiz Henrique da Silveira, que lá em Caçador foram muitos santinhos, porque a descentralização deu certo não só em Caçador, como em toda Santa Catarina; lá, deputado Joares Ponticelli, praticamente 65% dos votos foram dados ao governador Luiz Henrique da Silveira e não foi diferente no planalto norte de Santa Catarina.
Então, isso demonstra que a descentralização deu certo, sim, e nós continuaremos trabalhando no segundo mandato ainda mais do que no primeiro.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)