Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 053ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/05/2022
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Conta que, na presente data, fez a leitura de um artigo assinado pelo presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, intitulado como "Indústria, o Coração de Santa Catarina".
Menciona que 25 de maio é o Dia da Indústria e reproduz o artigo: " A indústria move e transforma a economia, mas também os sonhos de milhões de pessoas. Isso é particularmente verdadeiro em Santa Catarina, um dos estados mais industrializados do Brasil. Assim, o Dia da Indústria, celebrado neste 25 de maio, ganha uma dimensão maior aqui. A Federação das Indústrias (Fiesc) escolheu esta data, quando também festeja seu 72º aniversário, para lançar um movimento de valorização do setor, com o mote "Indústria, o coração de Santa Catarina".
Afinal, mais do que mercadorias, o setor produz impostos, renda e qualidade de vida. Responde por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense, o quarto maior PIB industrial do país. Mais importante: são 800 mil trabalhadores (34% da força formal de trabalho catarinense), sem contar os empregos que gera nos demais segmentos da economia. Por isso, podemos dizer que o setor cria dignidade em larga escala. Em 2021, a indústria de transformação do estado teve o terceiro maior crescimento de empregos no Brasil. Onde tem indústria, estão também os melhores índices de desenvolvimento humano.
A internacionalização é outro aspecto que diferencia o setor, responsável por mais de 90% das exportações do estado e que, com a importação de matérias-primas, movimenta nossos portos e todo o setor logístico. Mas o sucesso de hoje não garante um amanhã promissor. Por isso, nesta data especial, a FIESC também lançará o Reinventa SC, programa por meio do qual o projeto Travessia, criado durante a pandemia, entra numa nova fase.
Uma série de programas mobilizadores serão colocados em prática para ampliar cada vez mais a competitividade da indústria e, desta forma, o desenvolvimento do estado. Ao mesmo tempo, seguimos atuantes na defesa intransigente de um ambiente de negócio mais favorável à produção, com melhor infraestrutura, menos burocracia e um sistema tributário mais inteligente.
Empresários e trabalhadores têm todos os motivos para sentir orgulho de nossa indústria. A defesa do setor é o compromisso com uma Santa Catarina cada vez mais pujante, com perspectivas de um futuro melhor para todos e com grandes oportunidades para os jovens que chegarão ao mercado de trabalho. Feliz dia da indústria".
Relata com tristeza o falecimento de um grande industrial do município de Caçador, o senhor Augusto Antônio Frâncio. Cita que Augusto é referência como ser humano e empresário para sua região, dono da Frameport, uma das maiores produtoras de portas do mundo e que utiliza matéria prima sustentável.
Conta que no dia anterior o prefeito de Caçador, senhor Alencar Mendes, esteve na Assembleia Legislativa e trouxe a Udesc a doação de um terreno que será o futuro Campus da Universidade em seu município. Destaca que a Região Meio Oeste do estado era a única que não tinha um campus da Udesc.
Afirma que a notícia representa a realização de um sonho e muda de forma substancial o crescimento e o desenvolvimento de toda a região. [Taquigrafia: Roberto]