Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 037ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/07/2020
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Comenta sobre os grandes prejuízos no Estado causados pelo vendaval, e se solidariza com todos os atingidos. Também cita que a providência tomada pela Alesc foi no momento certo.
Entretanto, diz que é necessário criar um fundo para socorrer empresas que foram destruídas pelo fenômeno climático, e que já estavam prejudicadas neste momento de pandemia, trazendo muito desemprego e desesperança.
Afirma que o Estado, através dos seus bancos de fomento poderia dar um aporte com juros subsidiados, e lembra que o Governo Federal tem programas com juros zero para socorrer micro e pequenas empresas, mas em eventos de calamidade, como esse, o Estado deveria proporcionar às empresas linhas de crédito, e também arcar com o custo dos juros. Também àqueles que perderam suas casas, seria importante a CEF liberar o FGTS para que as famílias possam reconstruir suas casas.
Parabeniza a Assembleia Legislativa pela sua postura de direcionar recursos para a reconstrução dos municípios atingidos pelo ciclone extratropical. [Taquigrafia: Guilherme]