Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 062ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 23/07/2008
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - (Passa a ler.)
"Sra. presidente, deputada Ana Paula Lima, srs. deputados, público que nos acompanha pela TVAL e ouvintes da Rádio Alesc Digital, o tema que me traz à tribuna no dia de hoje é mais um efeito positivo da descentralização para os catarinenses: o atendimento da Celesc foi eleito o melhor do país pelos próprios consumidores.
A Celesc recebeu da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica o prêmio de melhor distribuidora do país na avaliação do cliente. Foram 45 empresas brasileiras avaliadas, através de mais de 24 mil entrevistas realizadas em 827 municípios de todos os estados, que analisaram a clareza nas informações da conta de luz, o fornecimento de energia, o atendimento ao consumidor, a informação e a comunicação da empresa com os clientes.
A Celesc alcançou a melhor média, graças à gestão do seu diretor presidente, Eduardo Pinho Moreira, baseada na busca de equilíbrio entre a lucratividade e a prestação de bons serviços à comunidade, e nos expressivos investimentos realizados.
Digo que isso é efeito da descentralização porque só foi possível atender ao anseio da comunidade estando perto dela. E a Celesc conseguiu isso abrindo portas para o atendimento ao consumidor em todos os municípios catarinenses.
No item prestação de serviços, a Celesc foi apontada como referencial de excelência pela Abradee como uma empresa que respeita e é correta com os clientes. É uma empresa que tem como valores a satisfação dos clientes e empregados, a confiabilidade junto a todos os públicos com os quais se relaciona, a qualidade dos processos e resultados, a ética, a transparência, o profissionalismo, a responsabilidade social e ambiental, a segurança e a qualidade de vida. E não poderia ter reconhecimento diferente pela sociedade em que atua.
E por falar em responsabilidade social, posso dizer com convicção que esse também foi um ponto importante para a Celesc conquistar o título de melhor distribuidora do país na avaliação do cliente.
Em se tratando de competitividade, a Celesc é mais uma empresa pública catarinense que se destaca. Em 2007, obteve o maior faturamento da história da empresa, US$ 2,9 bilhões, e um lucro de US$ 164 milhões. Por conta destes números, figura entre as dez maiores estatais por venda, de acordo com a revista Exame.
A Celesc se destaca também nos critérios 'riqueza criada por empregado', 'rentabilidade', 'investimento no imobilizado' e 'liquidez corrente'.
Para concluir esse histórico, quero lembrar que, segundo dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, desde 2004 a Celesc passou a aparecer entre as cinco distribuidoras brasileiras com os melhores resultados. Em 2006, deputado Moacir Solpesa, a empresa se consagrou como melhor distribuidora e não perdeu mais o posto."
O Sr. Deputado Moacir Solpesa - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Pois não!
O Srt. Deputado Moacir Solpesa - Quero cumprimentá-lo, deputado Valdir Cobalchini, pelo assunto que v.exa. traz a esta Casa.
Gostaria, primeiro, de pedir desculpas por interromper o seu belo pronunciamento, mas não podia deixar de reconhecer o trabalho social que a Celesc também realiza e a parceria que foi construída com o governo federal, com a participação também do governo federal, embora menor do que a participação da Celesc.
E acredito que até o fim do governo Luiz Henrique da Silveira teremos 100% das propriedades com energia elétrica em Santa Catarina, inclusive aquelas propriedades do interior do nosso estado e que até agora não foram atendidas porque não ofereciam um equilíbrio de consumo com o investimento. Mas o governo, procurando dar uma qualidade melhor de vida e com a sensibilidade da Celesc, vai alcançar também esse índice de 100% de eletrificação rural em todas as moradias de Santa Catarina.
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Deputado Moacir Sopelsa, em se confirmando essa expectativa, Santa Catarina será o primeiro estado da República a ter 100% das suas residências ligadas com energia elétrica.
(Continua lendo.)
"Essa história de sucesso é reflexo, claro, de uma política descentralizadora, voltada para o desenvolvimento sem fronteiras e para o bem-estar dos catarinenses, idealizada pelo governador Luiz Henrique e colocada em prática pelo seu presidente Eduardo Pinho Moreira."
Para concluir, além do prêmio que a Celesc recebeu como a melhor distribuidora do país, ressaltar que nos próximos anos a empresa investirá maciçamente em geração de energia. Está previsto um investimento para a geração de 400 megawatts, o que por certo tornará a Celesc ainda a maior, a mais importante em Santa Catarina e no contexto nacional.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)