Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 092ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/10/2019
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Inicia registrando reunião da Bancada Parlamentar do Oeste, formada por 15 deputados, para discutir pautas importantes referentes à região.
Lamenta a situação da BR-282, que por falta de pagamentos encontra-se com obras inacabadas, assim como a BR-183, que embora licitada não possui previsão orçamentária, causando o impedimento da continuidade das obras.
Discorre sobre os aeroportos regionais do estado de Santa Catarina, salientando a importância de se consolidar uma rede de aeroportos independente da questão federal. Cita que o estado do Paraná estabeleceu uma política de incentivos de forma que os seus aeroportos regionais tenham voos regulares. Diz que o governo do estado deve oferecer estímulos para que companhias aéreas ofereçam voos para os aeroportos catarinenses.
Conclui, afirmando que os incentivos devem trazer desenvolvimento para o interior de Santa Catarina, e reafirmando a importância dos temas debatidos na reunião da Bancada Parlamentar do Oeste, que ocorreu na presente data.

Deputada Marlene Fengler (Aparteante) - Faz referência à regionalização dos aeroportos, informando audiência com o secretário Carlos Hassler, o qual confirmou que o estado já tem projetos para regionalizar os aeroportos com base nas iniciativas do estado do Paraná e do Rio Grande do Sul.

Deputado Nilso Berlanda (Aparteante) - Justifica sua ausência na reunião da Bancada Parlamentar do Oeste. Comunica que o Aeroporto de Correia Pinto está recebendo a pintura na pista, e a Anac deve entregar a obra nos próximos dias, depois de praticamente 11 anos em andamento. [Taquigrafia: Roberto]