Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 081ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 24/08/2021
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Comenta que na data de 23 de agosto é comemorado o Dia do Internauta, e a partir de 1991 foi aberta ao mundo a rede mundial de conexão. Menciona que no Brasil a cada ano o número de pessoas com acesso à internet aumenta e, em especial, durante o período de pandemia o processo se acelerou, porém as desigualdades de acesso ao mundo digital persistem. Tece comentários a respeito de uma reportagem jornalística sobre o tema digital em que destaca dados estatísticos, bem como as desigualdades sociais que determinam os diferentes níveis de conectividade nas cidades e nas áreas rurais, e diz que a expansão da conectividade poderia trazer mais de R$ 100 milhões para o valor de produção agrícola no Brasil até 2026. Ressalta que, atualmente, a internet chega na sede das propriedades rurais onde ficam os moradores, e diz que para o agronegócio seria necessário que a conexão chegasse aonde as máquinas estão trabalhando.
Em tempo, faz menção dos trabalhos desenvolvidos na Secretaria de Estado da Agricultura ao se referir sobre a instalação de fibra ótica nas áreas rurais, o que considera um sonho antigo dos produtores catarinenses, e acredita estar próximo de se tornar realidade já que há previsão de se investir R$ 50 milhões e cobrir boa parte dos municípios com estrutura de fibra ótica. Menciona que existe um projeto tramitando na CCJ, e entende que sua aprovação alavancará ainda mais o agronegócio catarinense, pois permitir acesso à internet é uma maneira eficiente de manter o jovem no campo, e entende da necessidade de se fazer uma revolução no agronegócio catarinense.
Também, comenta sobre dados percentuais de conectividade nas cidades ao se referir às escolas públicas do Estado de Santa Catarina, no que diz respeito ao ensino fundamental e defende que se deve levar conectividade a todos, desde o ensino fundamental até o ensino médio, ou seja, os estudantes de escolas públicas precisam ter acesso à internet, como têm os estudantes de escolas privadas. [Taquígrafa: Sílvia]