Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 038ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/05/2010
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Sr. presidente deputado Jorginho Mello, srs. deputados, telespectadores da TVAL, ouvintes da Rádio Alesc Digital, uso esse espaço para fazer um registro que muito orgulha Santa Catarina e sobremaneira o meio-oeste que aqui represento. A notícia que quero compartilhar com as senhoras e com os senhores trata especificamente dos municípios de Água Doce e Caçador, mas diz respeito a todo o nosso estado, atingindo também a região de Campos Novos, Tangará e São Joaquim.
(Passa a ler.)
"Na semana passada tivemos em São Paulo a realização da Expovinis 2010. A maior exposição de vinhos brasileiros, onde as grandes empresas apresentaram as suas novidades e onde o mercado e os especialistas procuraram o que de melhor está sendo produzido no país.
Para nós, que conhecemos o trabalho realizado pelos empresários do setor, o que ocorreu não é dúvida nem surpresa, apenas motivo de orgulho e de alegria.
Lá na Expovinis o vinho catarinense chardonnay 2008, produzido pela empresa caçadorense Villaggio Grando, do meu amigo empresário Maurício Grando, com uvas plantadas a mais de mil metros de altitude, nos campos de Água Doce, foi o vencedor do concurso Top Ten. Ou seja, o melhor entre os dez melhores da Expovinis. O Top tem é uma degustação feita às cegas por especialistas do mundo do vinho. E essa escolha mostra o resultado de um trabalho que vem sendo feito em nosso estado pelos empresários associados à Associação Catarinense dos Vinhos de Altitude - Acavitis -, que a cada dia que passa torna o vinho catarinense conhecido em todo o país e fora dele.
O empresário Maurício Grando, esse visionário que vem apostando os seus recursos e o seu tempo na produção de vinhos de qualidade, mais uma vez vê seu trabalho recompensado. Primeiro foi com o Innominabile Cabernet, vinho tinto apreciado pelos melhores enófilos e elogiado pelos melhores enólogos do país, ganhou diversos prêmios em reconhecimento na imprensa especializada e agora chega ao topo com o branco chardonnay.
Aqui também há de se registrar o trabalho desenvolvido pela Epagri, deputado Antônio Ceron, na cidade de Videira, que há tempos pesquisa e melhora a qualidade do nosso vinho."
O Sr. Deputado Antônio Ceron - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Pois não, deputado. Vou ouvi-lo com muita alegria, até porque como secretário da Agricultura que foi e por ser da região v.exa. conhece muito bem a realidade daquilo que estamos falando.
O Sr. Deputado Antônio Ceron - Agradeço, deputado Valdir Cobalchini, pelo tema que v.exa. traz à tribuna e pela oportunidade de podermos aparteá-lo.
Eu, deputado Jorginho Mello, que sou da região, sempre ajudei, desde criança, a esmagar uvas com os pés. Evidentemente que essa prática do passado de produção de vinhos era bastante rudimentar. Mas na região do vale do Rio do Peixe, como em Urussanga, em Nova Trento, o vinho é uma atividade econômica muito importante. E isso serviu de base para que hoje Santa Catarina passasse daquela fase de produzir vinhos em quantidade para produzir vinhos de qualidade. E aí a esse empirismo histórico que temos no estado, isso é importante, se somou à visão do saudoso Caio Pisani, do saudoso Odilor Freitas, do presente Maurício Grando que, entre outras lideranças, investiram, até por prazer, porque o retorno econômico do vinho é muito demorado. Mas isso fez com que Santa Catarina estivesse presente nos grandes restaurantes com o seu produto e com premiações importantes. Não é a primeira vez que o vinho do nosso estado é premiado em nível nacional, como foi agora o Chardonnay, da vinícola de Maurício Grando, de São Joaquim, e outros vinhos de qualidade.
É importante registrar também a sensibilidade do governador Luiz Henrique quando, no ano passado, em Campos Novos, eu estava lá na condição de secretário de estado, ele assinou um decreto, juntamente com o secretário Gavazzoni, dando um tratamento diferenciado aos vinhos de Santa Catarina. Mas precisamos evoluir mais nos vinhos de pequena qualidade, do pequeno produtor, no sentido de que recebam um tratamento especial. E quando v.exa. faz referência à Epagri, eu gostaria de, em nome de todos os funcionários dessa empresa que trabalham com a qualidade da uva, do vinho em Santa Catarina, nominar o Jean Pierre Rosier, de Videira, que é considerado, dentro do Brasil, uma referência como técnico que entende sobre qualidade de uva.
Mas concluo parabenizando-o por este tema e dizendo que Santa Catarina ainda vai se orgulhar pela produção de vinhos de qualidade.
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Muito obrigado, deputado Antônio Ceron.
Mas quero aqui cumprimentar o deputado Romildo Titon, que é de Campos Novos, de uma região também que tem investido fortemente nos vinhos de altitude, assim como o deputado Elizeu Mattos, da região serrana. Até parece que o assunto tratado aqui foi feito especialmente para quem está no plenário.
O deputado Antônio Ceron falou sobre o Jean Pierre, que será exatamente o tema do meu próximo parágrafo.
Cito aqui o dr. Jean Pierre Rosier, que com toda a sua equipe muito tem contribuído com a melhora da qualidade do vinho catarinense. Ao Maurício e à sua equipe da Villaggio Grande, às famílias Pancieri, Freitas e tantas outras de Santa Catarina, registramos os nossos parabéns.
Também cumprimento os demais produtores de vinho do nosso estado.
(Continua lendo.)
"Premiações como essas nos enchem de orgulho e mostram que estamos no caminho certo.
É muito bom sabermos que temos aqui, bem pertinho de nós, e fico mais orgulhoso por ser da minha região, vinhos compatíveis com os melhores nomes internacionais.
Até pouco tempo, quando alguém se referia ao vinho brasileiro de qualidade, logo vinha à mente os vinhos gaúchos. Hoje, Santa Catarina produz vinhos semelhantes e até melhores do que os nossos vizinhos. E não é apenas o vinho de altitude que merece destaque. Vinhos de Videira, Pinheiro Preto, Tangará, Iomerê, Nova Trento, Urussanga e de outros municípios têm construído sua história baseada na uva e no vinho, que em cada safra melhoram sua qualidade e conquistam mais mercado.
Santa Catarina, de acordo com dados da Epagri de 2008, injetou na sua economia cerca de R$ 1,8 milhão com a produção de suco de uva e R$ 11 milhões com a produção de vinho. Números significativos que mostram um mercado em crescimento.
Também é preciso registrar que o governo, na época capitaneado por Luiz Henrique, beneficiou os produtores de vinho, deputado Antônio Ceron, com a redução de impostos, tornando-o o produto mais competitivo com relação aos preços de mercado. Por isso faço esse registro, nesta Casa, destacando a importância desses empresários e desse setor econômico para Santa Catarina.
Para finalizar, entendo que essa premiação recebida pela Villaggio Grando deve servir de estímulo para que outras vinícolas também se destaquem pela qualidade."
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)