Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 073ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/09/2008
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Sr. presidente deputado Julio Garcia, srs. deputados, uma das primeiras atividades, um dos primeiros compromissos que tive logo que assumi na Assembléia Legislativa no mês de junho, foi uma audiência com o presidente do Tribunal de Justiça. Lá eu reivindicava a instalação da 3ª Vara da comarca de Caçador, que é o segundo município do nosso grande oeste catarinense, perdendo apenas para Chapecó deputado Pedro Uczai e não se justificava apenas duas Varas.
Ontem, para nossa alegria, o Pleno, do Tribunal de Justiça, aprovou a instalação da já criada por lei, a 3ª Vara, que deve ocorrer no final do mês de outubro.
Quero aqui de público manifestar ao Tribunal de Justiça, os agradecimentos da comunidade de Caçador por essa providência importante que vai, sem dúvida alguma, acelerar a prestação jurisdicional, vai fazer com que a resposta possa chegar mais rápido para aqueles que buscam seus direitos na Justiça da comarca do município de Caçador. Então, quero me congratular com a nossa comunidade por esta conquista já aguardada há algum tempo.
Outro assunto que me traz à tribuna nesta manhã é a situação difícil em que se encontra o setor madeireiro, especialmente aquelas empresas que exportam. Ontem à noite na comissão de Economia, por proposição do deputado Silvio Dreveck, do deputado Renato Hinnig e deste parlamentar - estavam presentes também os deputados Pedro, Elizeu Mattos, Taxista Voltolini - a comissão aprovou a realização de uma audiência pública com a presença de autoridades estaduais e federais, para debater esse tema que nos preocupa sobremaneira, tendo em vista o agravamento da situação do setor madeireiro, deputado Reno Caramori, que nos últimos meses vem demitindo funcionários, e isso ocorre em Caçador e na região do planalto norte, na região de São Bento do Sul e Rio Negrinho.
Eu já tive oportunidade de me referir a esse assunto aqui na tribuna, e a situação dia após dia vem-se agravando. Empresas de ponta, empresas que investiram muito em tecnologia e que exportam os seus produtos para os mais diversos países do mundo, para os Estados Unidos e Europa, enfrentam dias muito difíceis, e este Parlamento precisa levantar esse assunto e ajudar a encontrar uma saída sob pena, deputado Ismael dos Santos, de que possa essa situação se aprofundar, se agravar ainda mais.
Nós já tivemos, apenas em Caçador, mais de 1.500 funcionários dessas empresas que foram demitidos. Infelizmente não se vislumbra que em curto prazo essa situação possa ser amenizada.
O Sr. Deputado Reno Caramori - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Pois não! Com muito prazer lhe concedo um aparte.
O Sr. Deputado Reno Caramori - Deputado Valdir Cobalchini, v.exa. conhece, como nós, a situação não apenas de Caçador.
Na semana passada visitei quatro empresas em Caçador. Quatro empresas, duas delas já estão demitindo e uma terceira e quarta, já estão com o programa de demissões ou férias coletivas. É lamentável que isso ocorra, se bem que o câncer de tudo isso não é só o problema do dólar, é a tributação brasileira, estadual e municipal, enfim, a nossa tributação interna, as leis trabalhistas, a situação econômica das empresas, as exigências além dos limites. Temos limites, vamos chegar ao mínimo ou ao máximo, mas hoje as exigências são pelo máximo, sacrificando, criando problemas para as empresas, que para não se incomodarem mais, demitem.
É aquela história do pinheiro, vamos comprar cavalo que come pinheiro, porque é muito mais fácil de controlar a proliferação do pinheiro, da araucária, porque não pode ser cortado em momento algum, porque não tem 13°, não tem férias, não tem ministério do Trabalho, não tem INSS. É essa a história. E nós estamos lá enfrentando esta situação, a situação das exigências dos órgãos concedentes, Fatma, Ibama, ministério do Trabalho, tudo atingindo no máximo, cerrando por cima, não existe meio termo.
Acho que, nesta flexibilização das leis, podemos amparar aqueles que estão lutando e dando progresso para a nossa região. O que nós enfrentamos hoje são esses órgãos que se auto-intitulam donos da verdade, inclusive o Ministério Público, sacrificando as empresas. E aí está a situação.
Quero ver quem é que vai dar emprego, deputado Valdir Cobalchini para essa gente, porque não é a vontade da empresas demitir, é pela situação socioeconômica em que se encontram. Hoje, como se diz, eles estão cozinhando com a graxa que estava embaixo da casca, agora não tem mais nem casca, nem casca! Essa é a situação!
Por isso cumprimento v.exa. pela preocupação. Nós discutimos muito com o nosso líder da bancada, que é o presidente da comissão, porque isso tem criado problema. E temos conversado muito com a Fiesc e ela, que é o órgão maior, tem essa grande responsabilidade.
Parabéns!
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Agradeço o aparte de v.exa., nobre deputado.
Já podemos sentir os efeitos dessa crise em nossa cidade, pois o comércio está vendendo muito menos. E, como disse, se nós não encontrarmos juntos, esta Casa, o Poder Executivo, o estado e a União, alternativas, vejo que milhares de trabalhadores e centenas de empresas desse segmento terão um futuro negro, infelizmente.
Outro assunto que me traz à tribuna, na manhã de hoje, é a comissão que se criou para tratar da expansão do ensino superior gratuito na Udesc, que também é um pleito nosso. Desde a primeira semana, já no segundo dia depois que assumi a Assembléia Legislativa, abordei a importância de termos em Caçador um campus da Udesc.
Em audiência com o reitor, professor Sebastião Melo, junto com o governador Luiz Henrique, reivindicamos a presença da Udesc em Caçador, abrangendo todo o meio-oesteenriqueHenri
. Em Caçador se justifica, claro, por ser a maior cidade, mas também porque lá temos uma situação peculiar, pois os municípios em torno de Caçador estão entre os piores em Índice de Desenvolvimento Humano e Social. Pouquíssimos jovens têm acesso à universidade, nem condições de arcar com os altos custos das mensalidades. A presença da Udesc se faz importantíssima para o desenvolvimento de toda a nossa região.
Fiquei muito feliz. Ainda hoje pela manhã, ao telefone, conversava com o reitor, dizendo que essa comissão avança e que podemos vislumbrar, em curto espaço de tempo, a presença da Udesc em nossa cidade, atendendo toda a região do Contestado.
Então, são notícias que eu gostaria de apresentar da tribuna, na manhã de hoje, comemorando algumas, mas outras, infelizmente, como...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)