Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 083ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 27/10/2020
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Em relação ao impeachment do Governador Carlos Moisés, afirma que é necessário virar a página e pensar no desenvolvimento de Santa Catarina. Comenta que o Governo do Estado tem a responsabilidade, sem a necessidade de expender recursos do Tesouro, do caixa, de alavancar a economia do Estado.
Atenta aos demais Parlamentares sobre a necessidade de debater a pauta do desenvolvimento econômico, e comenta que há burocracia travando licenças ambientais, prejudicando a viabilização de inúmeros empreendimentos e o investimento de R$ 40 bilhões.
Comenta que o Código Ambiental de Santa Catarina trouxe a possibilidade da Licença Ambiental por Compromisso-LAC. Relata que há uma reivindicação para que o Instituto do Meio Ambiente institua a LAC, diminuindo a burocracia e agilizando licenças ambientais.
Deputado Moacir Sopelsa (Aparteante) - Realça a importância do assunto trazido pelo Deputado Cobalchini. Lamenta que existam grandes projetos com pedidos de licenciamento atrasados há um ano.
Deputado Mauro de Nadal (Aparteante) - Parabeniza o Deputado pelo assunto abortado. Cita que a missão de um Parlamentar é facilitar a vida do cidadão e propiciar oportunidades para o Estado se desenvolver. Comenta sobre a morosidade da máquina pública, e traz o exemplo de uma empresa do município de Maravilha que precisou aguardar um ano e meio para executar uma ampliação no espaço físico da empresa. [Taquigrafia: Northon]