Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 046ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/06/2021
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Informa que, na última sexta-feira, a região de Caçador foi surpreendida pela queda de energia, e que não se sabiam exatamente o que estava acontecendo, mas acreditavam que a energia pudesse retornar, ainda na sexta-feira à noite, entretanto, no amanhecer de sábado, os moradores ainda estavam sem energia e sem qualquer tipo de comunicação.
Comenta que mais tarde houve a informação de que um tornado teria provocado a queda de cinco torres de transmissão, e como consequência houve a queda da energia que abastece cerca de 150 mil habitantes. Registra que as torres são de transmissão, questionando a situação, porque não há nenhum tipo de alternativa, a Celesc não tem um plano B, e até o momento a região segue sem energia. Critica a falta de posicionamento da Celesc e deixa seu apelo a sua diretoria para que, numa força-tarefa, busquem urgente solução, visto que Caçador é uma das 10 cidades do Estado que mais consome energia, por abrigar grandes empresas.
Relembra que aprovaram mais de R$ 1 bilhão para que a Celesc fizesse investimento em distribuição de energia no Estado. Para finalizar, diz que se sente impotente, pois o prejuízo à região já aconteceu, o qual não pode ser recuperado. Deseja que isso sirva de lição para começar uma nova linha, de forma que não aconteça novamente.
Deputado Milton Hobus (Aparteante) - Partilha da indignação do Deputado Valdir, e diz que a situação mostra a fragilidade da empresa pública Celesc, bem como a dificuldade em se comunicar com ela, visto que estão todos em home-office. Relembra que foi aprovado um empréstimo bilionário à Celesc para ser investido em estrutura de distribuição da energia elétrica e, pela atual situação, a empresa deve ser cobrada.
Deputado Maurício Eskudlark (Aparteante) - Expressa sua indignação, pedindo a todos que imaginem a situação pela qual os produtores e empresários estão passando, nesse momento, com a falta de energia, criticando o amadorismo da empresa.
Deputado Nilso Berlanda (Aparteante) - Junta-se aos demais em uma nota de repúdio à Celesc, comentando que é a pior estatal, a que menos atende a necessidade dos catarinenses. Lamenta o que está acontecendo com a empresa.
Deputado Kennedy Nunes (Aparteante) - Corrobora a iniciativa dos demais Deputados, expressando seu repúdio à Celesc, e relembra aos moradores de Caçador que a empresa aprovou a divisão de lucros, e cada um dos diretores vai ganhar mais de R$ 180 mil, mas na hora de restabelecer a luz ninguém aparece para pagar por esse prejuízo. [Taquigrafia: Northon]