Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 051ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/06/2017
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Registra com pesar o falecimento, no último sábado, do ex-prefeito de Caçador, Onélio Francisco Menta. Considera importante constar nos Anais da Casa um pouco da história de um cidadão que deu uma grande contribuição para a cidade que escolheu para viver.
Consta da sua biografia que nasceu em 1926, no Rio Grande do Sul, em família de madeireiros; transferiu-se para Caçador em 1951, casando-se com a sra. Jadete Bortolone em 1958; em 1982, candidatou-se a prefeito do município pela primeira vez, pelo PMDB, quando saiu vitorioso. Permaneceu à frente da administração do município ao longo de 14 anos, tendo trabalhado num ritmo diferente da maioria dos políticos tradicionais, nunca prometendo nada que não pudesse cumprir e, com muita luta e austeridade com o dinheiro público, fez a sua credibilidade se transformar em popularidade. Conta-se que tinha um jeito especial de dizer não, que fazia o seu interlocutor sair satisfeito, e desencorajando àqueles que pretendiam algum benefício individual.
Tal histórico lhe proporcionou um fato inédito na política de Caçador. Quando chegou o pleito de 2000, ele não queria mais disputar a reeleição, mas os partidos políticos, representados por caçadorenses com ideologias antagônicas, se uniram para proporcionar-lhe o seu terceiro mandato, reconhecendo a sua capacidade de trabalho, integridade e honestidade.
Finalizando, solidariza-se com os familiares e amigos do prefeito Menta, lamentando esta grande perda. Ressalta que a sua história é um legado às novas gerações de cidadãos e de políticos de como participar ativamente da vida pública, com seriedade e zelo, buscando sempre o bem comum.

DEPUTADO MÁRIO MARCONDES (Presidente) - Não havendo mais oradores a fazer uso da palavra, encerra a sessão, convocando outra, ordinária, para o dia subsequente, à hora regimental. [Taquígrafa: Sara]