Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 056ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 10/07/2008
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Sr. presidente, deputado Julio Garcia, sra. deputada Odete de Jesus, srs. deputados, estava inscrito, ontem, mas, infelizmente, não pude fazer uso da palavra, em função do encerramento da sessão.
Deputado Silvio Dreveck, v.exa. foi prefeito em São Bento do Sul e, pelas informações que temos - nós somos relativamente vizinhos, eu represento Caçador e a região -, em muitos dos municípios que represento v.exa. fez votação expressiva. Pelas informações que tenho, v.exa. fez um bom governo, tanto é verdade que se encontra aqui na Assembléia, com respaldo da população de São Bento do Sul e de toda a região.
Permita-me, deputado Silvio Dreveck, líder da bancada do PP, que eu faça um breve relato sobre o êxito da descentralização na nossa região e por Santa Catarina.
Eu comemoro, hoje, presidente Julio Garcia, a conclusão das obras de pavimentação do acesso ao município de Timbó Grande, e falo do deputado Silvio Dreveck porque ele esteve lá na campanha. Eram 42 quilômetros de lama, de poeira, e um dos municípios mais isolados em Santa Catarina.
Tivemos o início dessa obra, infelizmente a empresa vencedora da licitação paralisou, abandonou o trecho. Foi necessário que outra empresa assumisse a obra daquela rodovia, e mais precisamente ontem a capa asfáltica foi concluída, o que para nós, catarinenses, e para os habitantes daquela região é motivo de alegria e satisfação.
Eu há pouco recebi uma ligação do diretor da empresa Zugman, que tem sede em Canoinhas e filial em Timbó Grande. Dizia-me ele que a partir da conclusão desse trecho pretende triplicar o tamanho da sua empresa em Timbó Grande.
Ontem ainda mantive contato com outra empresa importante que aportou em Timbó Grande há mais de 40 anos, a empresa Bonet, sediada também em Santa Cecília. Esse é apenas um dos exemplos.
Eu ouvia, ontem, o deputado Sargento Amauri Soares, que é nascido em Imbuia, dizer que estará nesse final de semana participando da inauguração do trecho Imbuia/Leoberto Leal.
Quero dizer a Santa Catarina e aos deputados que em 2003, no início do mandato do governador Luiz Henrique, 53 municípios não possuíam acesso pavimentado. Hoje, desses 53 municípios, 34, deputado Ivan Naatz, sem incluir Timbó Grande, portanto 35 já possuem acesso pavimentado. Esse é o maior programa de pavimentação de rodovias feito em Santa Catarina, que tira muitos municípios do isolamento e abre as portas, deputado Professor Grando, para o desenvolvimento. Até porque é difícil imaginar que uma empresa se instale em municípios que não possuem as mínimas condições de infra-estrutura e de logística, como o exemplo que citei de Timbó Grande.
Dos municípios que ainda não possuem acesso pavimentado, em 17 deles as obras estão em andamento e em apenas dois, Paial e Entre Rios, as obras não começaram.
Quero, além de reconhecer aqui todo o esforço, todo empenho decisivo do governador obstinado Luiz Henrique, reconhecer o trabalho do presidente do Deinfra, que hoje acumula também a secretaria de Infra-estrutura, Romualdo França, e do grande secretário, deputado federal Mauro Mariani, que tem feito em toda Santa Catarina uma verdadeira revolução em obras.
O Sr. Deputado Professor Grando - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Pois não! Ouço com muito prazer v.exa., deputado Professor Grando.
O Sr. Deputado Professor Grando - Primeiro, gostaria de parabenizar v.exa., jovem, dinâmico. E tudo aconteceu porque na região de Caçador tivemos um bom secretário Regional. Realmente eu conheço aquela região, até porque o licenciamento ambiental daquelas obras ocorreu através do órgão que presidi. Eu fiz o caminho de Caçador até Timbó Grande, e depois de Timbó Grande até a nossa BR-116, dando toda dinâmica para o escoamento das riquezas e a integração de Timbó Grande.
Gostaria de dizer também que v.exa., com todo amor e carinho, sabe da importância da ligação de Porto União a Caçador. São mais de 80 quilômetros. Vejam quanta dinâmica Luiz Henrique, como governador, criou nessa região.
Quero também dizer que o trecho Entre Rios e Paial será licitado brevemente e que, sem sombra de dúvida, até meados do próximo ano todos os municípios serão asfaltados. Será o primeiro estado que chegará a esse ponto, e talvez o primeiro estado da América Latina que vai ter ligações asfálticas em cada município, porque é lá que a pessoa nasce, cresce, trabalha, produz e torna-se cidadão.
Ainda gostaria de dizer que poucos sabem que Leoberto Leal pertence à Grande Florianópolis, e é tão distante que vai ser ligado com Imbuia esse final de semana. Se Deus quiser e tivermos tempo, talvez estejamos lá para prestigiar esse evento que é tão importante.
Falo isso porque fui prefeito e espero que v.exa. se eleja prefeito com essa experiência que tem. Quando assumi a Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, havia quatro municípios que não tinham ligação asfáltica, que eram: Leoberto Leal, Major Gercino, São Bonifácio e Anitápolis. Agora, tudo está ocorrendo e encerrando-se com ligações asfálticas.
Muito obrigado pela oportunidade do aparte!
O SR. DEPUTADO VALDIR COBALCHINI - Muito obrigado, deputado Professor Grando.
Nós, que viemos do oeste de Santa Catarina, imaginávamos que aqui na Grande Florianópolis todos os municípios possuíam acesso pavimentado, mas não era o caso de São Bonifácio, Anitápolis e de outros municípios. Foi preciso um governador do interior do estado para fazer essas obras que há muito eram esperadas por esses municípios.
A região oeste de Santa Catarina, que durante muitos anos não teve o devido tratamento por parte dos nossos governantes, vê, hoje, todos os seus municípios, as suas pequenas comunidades, a sua população de cabeça erguida, de moral elevada por possuir também direitos que antes eram apenas e tão-somente reservados aos municípios centrais ou do litoral do nosso estado. Hoje em todo estado espalhou-se o desenvolvimento através de ações importantes como essa que levou a pavimentação a todos os municípios de Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)