Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 050ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/06/2017
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Comenta também sobre as chuvas que estão atingindo todas as regiões do estado, demonstrando solidariedade e preocupação com os atingidos. Destaca que é preciso refletir sobre ações que possam minorar os efeitos de tais calamidades climáticas no futuro, além dos investimentos na prevenção, que já estão sendo feitos pelo governo.
Faz referência à Semana do Meio Ambiente, que iniciou no dia 05 de junho, com debates que contaram com a participação de profissionais da área, vindos do país inteiro. Declara que as palestras são pertinentes ao momento atual, quando assuntos como licenciamento e segurança jurídica estão sempre em pauta.
Fala sobre o Projeto de Lei n. 148, que tramita na Casa, que trata do financiamento para projetos municipais, ou seja, a transferência de recursos sem contrapartida, a exemplo do que aconteceu no Fundam. Considera este um importante programa, que conta com o esforço do governador Raimundo Colombo para o acesso aos recursos.
Cobra providências urgentes, e de forma permanente, em relação às rodovias estaduais, que depois das chuvas tiveram os problemas já existentes muito agravados, citando a emenda que apresentou na Comissão de Justiça, que destina 25% dos recursos a serem investidos na área da infraestrutura para a recuperação dos trechos que estão se tornando intransitáveis. Espera que o critério de prioridade seja para aquelas que estão em piores condições.
Menciona três emendas que foram acatadas pela comissão de Justiça: primeira, que aplica recursos na área de tecnologia; segunda, destinando recursos para a compra de equipamentos para a agricultura; e última, sobre investimentos na transformação das redes monofásicas em trifásicas, salientando que tal medida é importante para o desenvolvimento da agricultura familiar e do agronegócio. [Taquígrafa: Sara]