Pronunciamento

Valdir Cobalchini - 092ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/09/2021
DEPUTADO VALDIR COBALCHINI (Orador) - Traz um depoimento sobre as suas incursões na Secretaria de Educação durante o mandato do Governador Carlos Moises. Lembra que, sem exageros, foi naquela Secretaria próximo de dez vezes em dois anos, sempre com a mesma pauta, e não conseguiu avançar nenhum milímetro.
Diz que isso não é culpa do Secretário, mas um equívoco do Governo, que decidiu na Reforma Administrativa passar para a Secretaria de Infraestrutura as obras civis, tais como reforma de escolas e suas devidas manutenções. Fala que essa metodologia de trabalho se mostrou totalmente ineficiente, sendo que por várias vezes conversou com o Secretário da Casa Civil, da Fazenda, buscando alguma influência que resolvesse o problema das obras na Educação.
Registra que, agora, com a mudança que se fazia necessária e com o ingresso de aproximadamente 50 engenheiros cedidos para Secretaria de Infraestrutura e outros, tomou conhecimento de que estão sendo lançadas licitações para reforma de 500 escolas, muitas delas interditadas.
Comenta que esta iniciativa irá destravar muitas escolas que necessitam de manutenção e fala de ações tomadas agora pelo Governo do Estado em favor das escolas de Santa Catarina. Acredita que no Estado inteiro ocorrerão obras da Secretaria de Educação, tanto em pequenos municípios como nas grandes cidades, e parabeniza o Secretário Fernando Vampiro pela iniciativa.
Deputado Moacir Sopelsa (Aparteante) - Complementa a fala do Deputado Ivan e Deputado Cobalchini e lembra que as obras públicas quando iniciadas, todos batem palmas, e quando terminam, todos agradecem. Diz que a licitação e o andamento da obra não podem ser o empecilho para a obra não acontecer. Ressalta a importância da transparência, mas as obras precisam andar, e enaltece a iniciativa de contratar por metro quadrado, como se passou a fazer.
Deputado Doutor Vicente Caropreso (Aparteante) - Comenta sobre o programa realizado pelo Secretário Vampiro, onde, em Jaraguá do Sul, duas obras estão sendo entregues, e chama de megaestrutura, que estão sendo entregues pela Secretaria de Educação. [Taquigrafia: Guilherme]