Pronunciamento

TIAGO ZILLI - 017ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 13/03/2025
DEPUTADO TIAGO ZILLI (Orador) - Comenta sobre a Feira ExpoEnote que ocorrerá entre os dias 17,18 e 19 de outubro, sendo esta a 4ª edição da feira e que nasceu do encontro de operadores de máquina, e agora se tornando um grande evento no Estado. Cita que a mesma ocorre na região Sul, destaca a presença dos diretores da feira na presente sessão e agradece suas presenças. Faz a divulgação do evento e lembra que Santa Catarina é um Estado que sempre promove atividades econômicas, enaltecendo a organização e a grandeza da ExpoEnote.
Apresenta um vídeo em Plenário que mostra a história da feira e o espaço onde é realizada, bem como o público presente. Discorre sobre a importância do evento e parabeniza a todos os envolvidos. Lembra que Santa Catarina tem uma influência relevante e deixa o convite a todos para participarem da feira.
Deputado Mário Motta (Aparteante) - Parabeniza o deputado pela fala e diz que isso mostra a criatividade do catarinense, onde uma feira que iniciou pequena e hoje é uma das grandes feiras do Estado. [Transcrição: Guilherme]

DEPUTADO MÁRIO MOTTA (Orador) - Expõe a situação alarmante em que se encontram as marquises de concreto do Hospital Infantil Joana de Gusmão, que são lajes suspensas sem apoio. Exibe imagens das estruturas do ambulatório e da emergência, que possuem 6,9 metros e 4,9 metros de comprimento, respectivamente.
Comunica que questionou, em março de 2023, através de um pedido de informação, a Secretaria de Estado da Saúde sobre as condições dessas duas marquises. Apresenta a resposta dada pela diretoria do hospital, que informou que, desde a sua construção em 1979, as estruturas não passaram por qualquer manutenção e que a situação foi classificada como emergencial, necessitando de reparos imediatos para garantir a segurança de todos. Informa que, diante da demora na adoção de medidas concretas após três meses, protocolou uma indicação e um novo pedido de informação solicitando ações urgentes.
Anuncia que depois de muita cobrança, as obras no Hospital Infantil Joana de Gusmão começaram nesta semana. Critica a burocracia e a falta de planejamento dos órgãos responsáveis, alertando que situações como esta poderiam ser evitadas com a adoção de medidas preventivas.
Reforça seu compromisso com a segurança das famílias catarinenses e reitera que a sua equipe de fiscalização segue atenta para garantir que esse tipo de descaso não aconteça de novo. [Taquigrafia: Milyane]